Aeronáutica

Inscrições em seleção de profissionais para o Centro de Lançamento de Alcântara vão até segunda-feira

Remuneração bruta básica é de pouco mais de R$ 6,7 mil.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

SÃO LUÍS - A Aeronáutica está com inscrições abertas para preenchimento de 11 vagas de nível superior à prestação de serviço militar voluntário no Maranhão. A seleção destina-se à incorporação ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) no Estado, responsável pelo lançamento e rastreio de veículos espaciais, e consiste na análise documental e avaliação curricular, além de inspeção de saúde para os candidatos selecionados. As inscrições devem ser feitas somente no portal da FAB na internet até a próxima segunda-feira (21) no aviso de convocação para o Quadro de Oficiais Convocados (QOCON). Para o CLA estão previstas as seguintes vagas: Administração (1), Análise de Sistemas (2), Arquivologia (1), Enfermagem (1), Engenharia Civil (2), Engenharia Elétrica (1), Pedagogia (1), Serviços Jurídicos (1) e Serviço Social (1).

Os candidatos inscritos deverão apresentar pessoalmente a documentação completa prevista no edital a partir do próximo dia 24 de abril na unidade administrativa do CLA em São Luís, situada à avenida dos Libaneses, nº 29, Tirirical. O período para apresentação de toda documentação se encerra no dia 6 de maio e a concentração inicial, quando os candidatos convocados receberão orientações sobre as próximas etapas da seleção como a inspeção de saúde, ocorre em 10 de junho de 2014.

Após o processo seletivo, os candidatos aprovados realizarão o Estágio de Adaptação Técnico (EAT) que consiste em três fases. Na primeira fase durante sessenta dias corridos a contar da incorporação, os aprovados passarão por instruções de regulamentos, farão testes práticos de armamento e munição, realizarão treinamento físico e receberão orientações para comando e incorporação em tropa visando adaptação à vida militar. Ao término da primeira fase do EAT os candidatos aptos serão declarados Aspirantes-a-Oficial da Força Aérea Brasileira fazendo jus à Remuneração bruta básica é de pouco mais de R$ 6,7 mil. do respectivo posto.

Ao término da segunda e terceira fases serão promovidos ao posto de 2º tenente e poderão permanecer por meio de prorrogações anuais até oito anos na FAB, prorrogável por mais um ano, a critério da administração. No período em que estiver no serviço ativo os militares incorporados poderão chegar até o posto de 1º tenente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.