Desenvolvimento Agrário

Terra Legal entrega mais de cinco mil títulos na Amazônia

O Maranhão foi um dos Estados contemplados com o programa nacional.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SENADOR LA ROCQUE – O Programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que atua na regularização fundiária de terras federais na Amazônia Legal, entregou no ano passado 5.111 títulos para agricultores familiares dos nove Estados da região, entre eles o Maranhão.

Uma das contempladas com o título definitivo foi a agricultura familiar e professora Jéssica Mendes Santos, 23 anos, que mora na chácara Belíssima, na zona rural de Senador La Rocque, distante 30 km de Imperatriz.

Na propriedade de cinco hectares, além de manter uma horta para o consumo diário, a Jéssica cria gado com a ajuda da família. "Com o título tudo mudou. Depois que fiz o registro em cartório consegui acessar o empréstimo do Pronaf que vamos usar para melhorar a produção. Agora temos a certeza de um futuro melhor", afirmou a agricultora.

Com o documento emitido pelo MDA, os agricultores familiares tem maior segurança jurídica, já que com o título o Governo Federal reconhece o direito sobre a propriedade. Além disso, o título também é a porta de entrada para políticas públicas, como os programas de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de Habitação Rural. Ainda é possível utilizar seu título como garantia para financiamento de crédito rural junto a instituições financeiras.

Também receberam títulos agricultores do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em relação ao ano de 2012, o número de títulos emitidos pelo programa foi cresceu em 115%. Desde 2009, quando foi criado o programa, o MDA já entregou títulos definitivos para 8.672 agricultores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.