Qualificação

Moradores do Primeiro Cocal participam de capacitação

Ao todo, 52 pessoas participaram dos dois cursos oferecidos.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA – A Unidade Regional do Sebrae ofereceu capacitações aos moradores do povoado Primeiro Cocal, no município de São Pedro da Água Branca. Como forma de proporcionar maior renda aos moradores, as capacitações foram direcionadas as maiores tendências econômicas da região: o artesanato e o pescado.

Luminárias, porta retratos e jarros da fibra de bananeira. Essas foram algumas das peças artesanais feitas pelo um grupo de 32 participantes do curso de artesanato com aproveitamento da fibra da bananeira. O curso teve por objetivo proporcionar conhecimentos e habilidades para a confecção e criação de peças de artesanato com este tipo de fibra, que é típica da região.

Para a consultora do Sebrae Cristine Bertan, o curso apresentou, também, uma oportunidade de ganhar uma renda extra para os moradores. “A capacitação proporcionou o ganho de um dinheiro a mais, porém, é preciso que eles se dediquem na criação das peças e depois na venda”, destacou.

Já no curso de tecnologia na área do pescado, um grupo de 20 moradores do povoado, aprenderam a manejar, transportar, armazenar e processar o peixe, da maneira correta. Além de fazerem produtos culinários com a carne do peixe, como almôndegas, hambúrguer e linguiças.

Para Rosângela Pereira, participante do curso de pescado, a capacitação foi proveitosa, pois ensinou várias formas de apresentar o peixe para o consumidor, o que poderá levar a um aumento significativo de sua renda. “O curso nos ensinou a ganhar dinheiro através de diferentes tipos de produtos fabricados a partir da carne do peixe e também com a venda do filé ou da costelinha do peixe em bandejas”, relatou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.