Justiça

Justiça desbloqueia recursos de São Pedro da Água Branca

Os recursos são dos convênios firmados para recuperar estradas vicinais no município.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA – As Segundas Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) concederam mandado de segurança a São Pedro da Água Branca, para que o Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, repasse os recursos referentes às parcelas finais dos convênios firmados para recuperar estradas vicinais no município.

A recuperação das vias, segundo a Justiça, ajudará a fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar. O repasse foi interrompido em razão de suposta inadimplência do município no Tribunal de Contas do Estado (TCE), situação que foi mantida pelo colegiado até que o prefeito regularize a prestação de contas.

No Mandado de Segurança com pedido de liminar, o município afirmou que os recursos são indispensáveis para conclusão das obras públicas já iniciadas e paralisadas, pleiteando a suspensão da situação de inadimplência para autorização do repasse das últimas parcelas do convênio.

O relator do processo, desembargador Lourival Serejo, salientou que mesmo diante das circunstâncias de inadimplência com a imposição de restrições ao município, deve-se levar em consideração as situações relacionadas às transferências nas áreas de educação, saúde e assistência social, diante da preservação do interesse público nas áreas mais básicas de atuação estatal.

“Impedir que o ente municipal usufrua dos recursos a serem obtidos via convênios para as áreas primárias como educação, saúde e assistência social é obstar o atendimento às necessidades básicas da coletividade, em afronta ao interesse público que sempre deve prevalecer”, destacou Serejo.

Quanto à negativação do município, o desembargador confirmou que São Pedro da Água Branca deve ser inscrito nos cadastros de inadimplentes da União, pois descumpriu normas de controle e fiscalização, no que tange ao repasse e à aplicação de verbas federais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.