Eleições 2022

MA: REDE e PSOL se reúnem para iniciar debate sobre composição de chapas

Direções nacionais dos partidos decidiram se unir em federação e agora, no Maranhão, REDE e PSOL debatem candidaturas para governo, Senado e também para deputados estadual e federal.

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 17h59

SÃO LUÍS - Os partidos Rede Sustentabilidade (REDE) e PSOL se reuniram pela primeira vez na noite da quinta-feira, 24, para debater a composição das duas siglas, cujas direções nacionais decidiram se unir em federação.

Os dois partidos tem pré-candidaturas ao governo do Maranhão e, este, deverá ser um dos principais pontos de divergência das legendas. O PSOL tem dois pré-candidatos: Enilton Rodrigues e Luindina Tavares. Esta última foi colocada como provável concorrente ao Palácio dos Leões por votação de quatro alas do partido. Já a REDE, em dezembro do ano passado, definiu pelo apoio à pré-candidatura do senador do PDT, Weverton Rocha.

No entanto, segundo o presidente estadual do PSOL, Enilton Rodrigues, o foco da primeira reunião das legendas foi a formação das chapas proporcionais para deputados estadual e federal em 2022. Os dirigentes trabalham para conseguir formar chapas competitivas e eleger bancada para garantir o cumprimento das cláusulas de desempenho.

Sem debate

Apesar da professora Luindina Tavares ter lançado seu nome como pré-candidata ao governo do Maranhão, o presidente do PSOL diz que a escolha por nomes para disputar o Palácio dos Leões ocorreu em conferência estadual da sigla no ano passado.

Na ocosião, o nome de Enilton Rodrigues foi o único apresentado para o governo assim como a de Antônia Cariongo para disputa o Senado. Houve ainda uma defesa de apoio à pré-candidatura do PDT.

"Isto é, nenhum outro filiado/a apresentou candidatura no fórum aprovado pelo congresso (conferência), assim as pré-candidaturas oficiais (aprovadas na conferência eleitoral) do PSOL são as de Enilton Rodrigues para governador e Antônia Cariongo para senadora", explicou Enilton Rodrigues.

Mais

Participaram da reunião Janicelma Fernandes e Breno Ribeiro, porta vozes estaduais da Rede, Jeisael Marx, porta voz municipal de São Luís; Sidney Nunes, Coordenador Estadual de organização; Enilton Rodrigues, presidente estadual do PSOL e pré-candidato a governador, Antônia Cariongo, dirigente nacional e pré-candidata à senadora; Reynaldo Costa, secretário geral estadual; e o ex-presidente estadual do PSOL e ex-membro do diretório nacional, o advogado Nonnato Masson.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.