(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
Estado Econômico

Fiema estima gerar R$ 280 milhões em negócios na Expo Indústria

Maior feira multissetorial do Nordeste será realizada no período de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos

Imirante.com/Ribamar Cunha

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, destaca a relevância e a força da indústria local
Presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, destaca a relevância e a força da indústria local (Divulgação)

Com a expectativa de gerar de R$ 280 milhões em negócios prospectados, o Sistema FIEMA confirma para o período de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos a quarta edição da Expo Indústria. A maior feira multissetorial do Nordeste, que terá mais de 150 oportunidades de negócios e 100 horas de programação, será lançada na terça-feira, 25, no hotel Blue Tree São Luís, com a participação de empresários, investidores, dirigentes de entidades empresariais e gestores públicos.

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

“Ao mesmo tempo em que mostra a relevância e a força da indústria local, a Expo Indústria oferece centenas de oportunidades para empresários dos diversos setores da economia regional e nacional”, afirmou Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA.

O evento apresentará novas oportunidades de negócios com foco na sustentabilidade e eficiência industrial. “A Expo Indústria proporá uma série de atratividades para debater novas soluções, apresentar novos produtos e serviços, proporcionando aos empresários e investidores ainda mais benefícios, eficiência e autonomia para a produção de suas empresas”, afirmou Gilberto Matos, coordenador do evento.

Realizada pela primeira vez em 2015, com outras duas edições em 2017 e 2019, a Expo Indústria tem se mostrado relevante por acompanhar as inovações, lançar novos produtos, impulsionar negócios e promover um networking qualificado no setor industrial.

“A participação e o investimento na Expo Indústria, já se justifica, por promover o intercâmbio de experiências do setor produtivo entre indústrias locais, nacionais e internacionais, e principalmente, por trazer tendência e gerar centenas de oportunidades de negócios, estimulando as nossas indústrias a manterem-se competitivas”, disse Cesar Miranda, superintendente da FIEMA.

Resultados da EXPO 2019

22 mil visitantes na feira

150 empresas expositoras

250 milhões em negócios prospectados

2.877 visitantes capacitados

TransformAgora

Está programada para o mês de fevereiro, em sete cidades do Maranhão (Imperatriz, Açailândia, Balsas, São Luís, Bacabal, Pinheiro e Timon), a realização de mais uma edição do TransformAgora. A ação consiste em um ciclo de painel e debates que envolvem agentes públicos e privados para que juntos estimulem a formação de um ambiente legal propício ao desenvolvimento local e fortalecimento dos pequenos negócios.

O TransformAgora é uma promoção do Sebrae Maranhão, em parceira com Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc).

Campanha "Desendivida"

Com o objetivo de proporcionar fôlego financeiro aos clientes neste começo de ano, o Santander Brasil lança campanha de crédito e renegociação chamada ‘Desendivida’, que poderá ser aproveitada por clientes pessoa física e jurídica do banco até o dia 31 de março.

Em ação inovadora, mais de três mil lojas do Santander serão abertas neste sábado (22), inclusive todas as localizadas no Maranhão, para garantir atendimento personalizado aos clientes, que também poderão contratar as ofertas pelos canais digitais do banco. A iniciativa chega ao público no começo do ano, período marcado por despesas sazonais.

Reajustes salariais

De acordo com levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 47,7% dos reajustes negociados em 2021 no país, ficaram abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE). Por outro lado, 36,6% ficaram iguais ao INPC e apenas 15,8% dos reajustes negociados no resultaram em ganhos reais aos salários dos trabalhadores.

No recorte setorial, 21,5% dos resultados da indústria, 15,4% do comércio e 11,5% dos serviços resultaram em ganhos reais aos salários. Reajustes iguais à inflação foram observados em 43,4% das negociações da indústria, 52,9% das negociações do comércio e 28,1% das negociações nos serviços. Dessa forma, resultados abaixo da inflação representaram em torno de 1/3 das negociações nos dois primeiros setores, e atingiram a marca de 60,4% nos serviços.

Percevejo na soja

Os produtores de soja, além do clima, também têm problemas com doenças e pragas nas lavouras. uma dessas pragas de importância é o percevejo, inseto sugador que se alimenta da seiva de grãos, ramos e hastes, podendo causar abortamento de vagens e grãos, vagens falhadas, grãos chochos, pequenos e com menor qualidade.

As três principais espécies encontradas em lavouras de soja são barriga–verde (Dichelops melacanthus); percevejo verde (Nezara viridula); e percevejo marrom (Euschistus heros).

O controle dessa praga pode ser realizado por meio biológico, ou ainda químico, sendo a principal ferramenta utilizada no manejo de percevejos.

Varejo

Pontuação no site Booking

O Hotel Blue Tree São Luís aumentou sua pontuação no site Booking (site em que é possível fazer reservas em hotéis, pousadas e hostels em qualquer lugar do mundo), passando a ser classificado de fabuloso, pelo canal, com comentários positivos sobre a estadia no hotel. Para obter a nota, a Booking, após o check-out, envia um convite para que os hóspedes possam avaliar a hospedagem, cuja reserva foi feita por meio do site.

Programa IEL Jovem Aprendiz.

Em 2021, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) formou cinco turmas de aprendizes e, apesar da crise sanitária, em comparação com a única turma de aprendizes aberta em 2020, e teve um aumento no número de matriculados, mais de 100 jovens, ampliando parcerias com empresas que acreditam nos resultados proporcionados pelo Programa IEL Jovem Aprendiz.

Batata em queda

A batata apresentou oferta recorde em dezembro nas Centrais de Abastecimento (Ceasas). Esse cenário proporcionou a queda de preços em quase todos os mercados atacadistas analisados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A exceção foi apenas em Rio Branco/AC, onde houve alta mensal de 8,11%.

Covid: nota técnica

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (Sinepe/MA) recomenda volta às aulas com observância rigorosa de protocolos sanitários e opção de ensino híbrido, com atividades presenciais e remotas. A entidade divulgou nota técnica, em que são destacadas as principais medidas em vigor na prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.