Desgaste

Após exposição e encontro com vereadores, Braide pode sair derrotado de pleito

Prefeito decidiu entrar na disputa para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís em favor de Gutemberg Araújo que está em desvantagem para seu adversário, Paulo Victor

Ronaldo Rocha / Núcleo de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h34
Eduardo Braide pode sair derrotado de eleição na Câmara
Eduardo Braide pode sair derrotado de eleição na Câmara (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O prefeito Eduardo Braide (Podemos) pode acumular uma derrota significativa para o governador Flávio Dino (PSB) e o seu vice, Carlos Brandão (PSDB), na disputa pelo comando da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís.

O prefeito decidiu agir e pavimentar a candidatura do aliado vereador Gutemberg Araújo, após o vereador de oposição, Paulo Victor (PCdoB) - apoiado por Carlos Brandão -, conquistar adesões ao seu nome.

No fim de semana, Braide reuniu 14 vereadores num ato que contou a retirada de candidatura do então candidato governista, Raimundo Penha, do PDT.

Na ocasião, ficou consolidada a candidatura de Gutemberg Araújo.

Dois dias depois, contudo, Paulo Victor, que nos bastidores assegura contar com 17 parlamentares ao seu lado, conseguiu retirar pelo menos um voto de Gutemberg.

Trata-se do vereador Neto Ribeiro, que deixou a candidatura apiada por Braide e declarou voto em Paulo Victor, segundo ele, por respeito à "independência" dos Poderes.

Neto é da base governista e um dos principais aliados de Eduardo Braide no Parlamento Municipal. Mesmo assim, provocou uma situação que constrangeu o chefe do Executivo.

Desgaste

Se confirmada a vitória de Paulo Victor no mês de abril deste ano, Eduardo Braide - que até a semana passada caminhava distante do pleito -, sairá derrotado para o Palácio dos Leões e com desgaste para a eleição majoritária do Governo do Estado no mês de outubro deste ano.

O prefeito, não comentou a decisão de Neto Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.