Projeto + Redações

Imirante representará o MA em projeto nacional contra a desinformação

Além do Imirante, estão no projeto O Dia (RJ), Metrópoles (DF), Plural (PR), Rádio CBN Cuiabá (MT) e Portal Norte de Notícias (AM).

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h35
O Imirante.com tem por objetivo levar informação com credibilidade e rapidez aos internautas maranhenses. (Foto: Luciano Dias / Imirante.com)
O Imirante.com tem por objetivo levar informação com credibilidade e rapidez aos internautas maranhenses. (Foto: Luciano Dias / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Foi lançado, nesta terça-feira (18), pelo Comprova o projeto + Redações. A iniciativa, apoiada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, vai viabilizar a participação de jornalistas de seis veículos de comunicação por 11 meses no Comprova.

No Maranhão, o portal Imirante.com foi veículo de comunicação selecionado pelo Comprova. Além do Imirante, foram escolhidos O Dia (RJ), Metrópoles (DF), Plural (PR), Rádio CBN Cuiabá (MT) e Portal Norte de Notícias (AM). Os seis veículos que participarão do + Redações representam cada uma das cinco regiões brasileiras e o Distrito Federal.

Leia também:

Imirante.com completa 21 anos e anuncia novidades aos internautas

Imirante.com sempre de cara nova: em 21 anos o portal sempre apostou em layouts modernos e criativos

Imirante.com 21 anos: histórias e experiências que marcaram a vida de quem faz o portal

As seis organizações foram selecionadas a partir de indicações das principais associações de empresas jornalísticas e validadas pelos atuais 33 membros do Comprova. Foram considerados nessa avaliação itens como alcance, qualidade da produção de conteúdo, capacidade de produção multiplataforma e influência regional em estados em que o Comprova não tinha ainda representantes.

Os jornalistas dessas organizações receberão mais de 30 horas de treinamento e uma bolsa que possibilitará a sua dedicação ao projeto até o início de dezembro de 2022.

Esta não é a primeira iniciativa do Comprova apoiada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos. Em 2020, um convênio semelhante permitiu que oito organizações jornalísticas que produzem conteúdos para comunidades específicas, com foco em raça, religião e territórios, pudessem receber apoio para participar do Comprova ajudando a debelar a desinformação sobre a pandemia. O projeto + Comunidades foi realizado de setembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, “o trabalho colaborativo de checagem que o Comprova realiza tem se mostrado fundamental pra reduzir o potencial de dano de conteúdos virais falsos, enganosos ou descontextualizados, e isso em ano eleitoral é ainda mais fundamental. O reforço dessas novas redações vai ampliar a capacidade dessa rede de produzir conteúdo de qualidade e contribuir para um ecossistema informacional mais saudável.

“O atual ambiente de informação molda importantes decisões diárias sobre uma ampla gama de temas. Com a proliferação de fontes de informação, os meios de comunicação podem se destacar por um compromisso transparente e compartilhado de publicar e promover reportagens precisas e baseadas em evidências. Estamos contentes pela oportunidade de trabalhar com o Comprova e possibilitar que mais leitores tenham acesso a informações verificadas e confiáveis”, expressou o porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford.

O projeto

O projeto + Redações busca, de uma forma objetiva e apartidária, aumentar a capacidade das organizações participantes de avaliar e publicar informação verificada, além de expandir o alcance do projeto a diferentes partes do país. Os temas do projeto podem incluir assuntos como a pandemia, políticas públicas e informações relacionadas às eleições presidenciais de 2022.

Veja a lista completa dos veículos participantes do + Redações

Imirante.com – principal portal de notícias do Maranhão e integra o Grupo Mirante. Sediado em São Luís, há 21 anos tem por objetivo levar informação com credibilidade e rapidez aos internautas maranhenses.

O Dia – jornal fundado em 1951 no Rio de Janeiro, que produz conteúdo multiplataforma com noticiário sobre o estado do Rio, esportes, economia, entretenimento, celebridades, Brasil e mundo.

Jornal Plural Curitiba – veículo jornalístico independente e online que faz um jornalismo direcionado ao povo curitibano.

Metrópoles – veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focado no digital. Sediado em Brasília, tem sucursais em SP, RJ e GO. O portal entrou no ar em setembro de 2015 e foi o veículo de comunicação brasileiro mais premiado em 2020.

CBN Cuiabá – emissora de jornalismo ligada à Central Brasileira de Notícias – rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio.

Portal Norte de Notícias – portal amazonense que faz parte do Grupo Norte, que tem operações em TV, rádio, portal e em redes sociais com o objetivo de levar serviços jornalísticos sobre tudo o que é notícia na Região Norte do Brasil para o país e para o mundo.

História do Imirante.com

Desde a implantação do Imirante, em 2000, muitos desafios foram vencidos e muitas metas alcançadas por todos os que fazem o Imirante.com diariamente, graças a aceitação do portal pelo público maranhense, desde a implantação do sistema, o layout e a interação com o internauta.

Nestes 21 anos, o Imirante mantém o pioneirismo em muitos projetos de webjornalismo. O portal informa sobre os mais diversos assuntos, diverte os internautas com o entretenimento do Na Mira, que conta ainda com a seção de Culinária, que é um verdadeiro sucesso entre os internautas, além de narrar os feitos esportivos com Imirante Esporte.

O Imirante.com tem, hoje, cinco sites, com conteúdos específicos: Na Mira, Imirante Esporte, Mirante AM, Mirante FM e O Estado. O jornalismo do Imirante é responsável pela atualização dos sites Na Mira, Imirante Esporte e Notícias (com factuais, real ou fake, especiais como a linha do tempo da Covid-19). Já os demais sites têm equipes diferentes para fazer as publicações.

As informações que chegam no portal por meio das redes sociais, do WhatsApp, telefone, e-mail e pela rádio Mirante AM, são sempre apuradas com muita responsabilidade pelos repórteres, para que a informação correta chegue até os internautas.

A equipe de jornalismo do Imirante.com também vai para as ruas apurar os fatos in loco, sempre divulgando notícias sobre infraestrutura, saúde, educação, entre outros assuntos de interesse das comunidades.

Além de divulgar os acontecimentos diários, o Imirante sempre traz matérias especiais sobre diversos temas interessantes, trazendo uma abordagem mais profunda sobre um determinado assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.