Saúde pública

Maranhão tem a menor taxa de médicos por habitantes no país

Precarização do trabalho dos médicos no interior do Estado acarreta em uma concentração maior na capital.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 26/03/2022 às 18h40
No total, no MA 93,1% da população precisa do serviço público de saúde.
No total, no MA 93,1% da população precisa do serviço público de saúde. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Um dado revela que o Maranhão tem o menor percentual do país de médicos proporcionalmente ao número de habitantes. A constatação faz parte de um relatório elaborado por especialistas do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, junto como outros órgãos e o Unicef. São 8,1 médicos para 10 mil habitantes no Estado.

Além disso, o Maranhão é o segundo Estado do país que mais depende do Sistema Único de Saúde (SUS). No total, 93,1% da população maranhense precisa do serviço público de saúde.

Leia mais:

Casos de Covid no Maranhão têm nomes e rostos

MA registra quatro mortes e 360 casos de Covid-19 em 24 horas

A precarização do trabalho dos médicos no interior do Estado acarreta em uma concentração maior dos profissionais na capital, de acordo com a Associação Médica do Maranhão.

Para o presidente da Associação Médica do Brasil, José Albuquerque, a falta de concursos na área médica só contribuiu para a péssima qualidade do serviço médico.

Não existe concursos. Os médicos são contratados de maneira terceirizada, quarteirizada por empresas ou organizações sociais que ganham licitações utilizando o que se chama de ‘leilão reverso’. Ou seja, eles oferecem o menor preço. Quem oferecer o menor preço com a consulta ou com o procedimento, ou no pacote global do atendimento é que ganha a licitação. Isso, é claro, se transforma numa péssima qualidade do serviço e faz com que muitos serviços sejam de péssima qualidade não só na capital como também no interior”, afirmou José Albuquerque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.