Saúde pública

Maranhão tem a menor taxa de médicos por habitantes no país

Precarização do trabalho dos médicos no interior do Estado acarreta em uma concentração maior na capital.
Imirante.com, com informações da TV Mirante08/01/2022 às 09h47
Maranhão tem a menor taxa de médicos por habitantes no paísNo total, no MA 93,1% da população precisa do serviço público de saúde. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Um dado revela que o Maranhão tem o menor percentual do país de médicos proporcionalmente ao número de habitantes. A constatação faz parte de um relatório elaborado por especialistas do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, junto como outros órgãos e o Unicef. São 8,1 médicos para 10 mil habitantes no Estado.

Além disso, o Maranhão é o segundo Estado do país que mais depende do Sistema Único de Saúde (SUS). No total, 93,1% da população maranhense precisa do serviço público de saúde.

Leia mais:

Casos de Covid no Maranhão têm nomes e rostos

MA registra quatro mortes e 360 casos de Covid-19 em 24 horas

A precarização do trabalho dos médicos no interior do Estado acarreta em uma concentração maior dos profissionais na capital, de acordo com a Associação Médica do Maranhão.

Para o presidente da Associação Médica do Brasil, José Albuquerque, a falta de concursos na área médica só contribuiu para a péssima qualidade do serviço médico.

Não existe concursos. Os médicos são contratados de maneira terceirizada, quarteirizada por empresas ou organizações sociais que ganham licitações utilizando o que se chama de ‘leilão reverso’. Ou seja, eles oferecem o menor preço. Quem oferecer o menor preço com a consulta ou com o procedimento, ou no pacote global do atendimento é que ganha a licitação. Isso, é claro, se transforma numa péssima qualidade do serviço e faz com que muitos serviços sejam de péssima qualidade não só na capital como também no interior”, afirmou José Albuquerque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.