Análise

Expectativas pelos novos números da Escutec pela disputa pelo governo do MA

Divulgação do novo levantamento do instituto acontece na próxima quinta-feira, 30, é aguardado pela classe política para saber dos dados pela corrida pelo comando do Palácio dos Leões.

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h45
Pesquisa Escutec, última de 2021, será divulgada na quinta-feira, 31, no Portal Imirante
Pesquisa Escutec, última de 2021, será divulgada na quinta-feira, 31, no Portal Imirante (divulgação)

SÃO LUÍS - O Instituto Escutec já está fazendo o levantamento sobre as disputas pelo governo do Maranhão, vaga de senador do estado e também para a Presidência da República. Os números finais são aguardados com muita expectativa. O Escutec, contando com este último levantamento que será divulgado por Imirante na quinta-feira, 30, conferiu os cenários possíveis para as eleições do próximo ano e as intenções de votos dos maranhenses.

Dos números já apresentados vale ressaltar que a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) sempre manteve liderança chegando até a 35% em alguns dos cenários apresentados. E é esta última pesquisa, segundo a emedebista falou à rádio Mirante AM, nesta terça-feira, 28, pode ser decisiva para a decisão de concorrer ao Palácio dos Leões de novo ou não. Ao Senado ou à Câmara dos Deputados.

Escutec, em nova pesquisa, mostra cenário das disputas para governo e Senado

Pré-candidatos ao Governo destacam resultado da pesquisa Escutec

Mas a tendência é de Roseana disputar uma cadeira de deputada federal mesmo. E com a possibilidade cada vez mais concreta, os demais pré-candidatos ficam de olho nos demais cenários que não terá a ex-governadora como concorrente. Nos levantamentos anteriores, a liderança sem Roseana na disputa ficou com o senador Weverton Rocha (PDT). Em campanha há quase três anos, o pedetista alcançou 26% das intenções de votos na pesquisa Escutec feita em novembro.

Este maior percentual do senador do PDT é menor que os números relacionados aos indecisos no Maranhão. No cenário com maior número de indecisos o percentual passe de 50%.

Os demais pré-candidatos, de acordo com a margem de erro, aparecem bem colados. Edivaldo Júnior (PSD), Roberto Rocha (sem partido e sem confirmar pré-candidatura) e Carlos Brandão (PSDB) estão próximos considerando os pontos percentuais para mais ou para menos.

Os menos prováveis de se manter na disputa como Felipe Camarão (PT), Simplício Araújo (SD) e Josimar de Maranhãozinho (PL) não passam de um dígito a cada pesquisa Escutec.

Talvez os números não sejam muito diferente da pesquisa feita em novembro. Mas os dados são esperados com expectativa para analisar as cinco pesquisas feitas em 2021. Quem cresceu, quais percentuais, o que se tem sobre rejeição? Enfim, dados que mostram o desempenho de cada postulante ao Palácio dos Leões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.