Operação Lignum

PRF faz operação de combate a crimes ambientais e fiscais no Maranhão e Pará

Operação Lignum foi em conjunto com 11 instituições e foi realizada de 1º a 14 de dezembro.

Imirante.com, com informações da PRF

Atualizada em 26/03/2022 às 18h50
objetivo principal da iniciativa foi atuar no combate aos crimes ambientais, fiscais e contra à violação dos Direitos Humanos. (Foto: Divulgação / PRF)
objetivo principal da iniciativa foi atuar no combate aos crimes ambientais, fiscais e contra à violação dos Direitos Humanos. (Foto: Divulgação / PRF)

SÃO LUÍS - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, de 1º a 14 de dezembro, a Operação Lignum nos Estados do Maranhão e Pará, em conjunto com 11 instituições. O objetivo principal da iniciativa foi atuar no combate aos crimes ambientais, fiscais e contra à violação dos Direitos Humanos, além de promover a interação e troca de experiências entre os órgãos.

Leia também:

Polícia Federal e Funai deflagram operação contra crimes ambientais em terras indígenas do Maranhão

Três pessoas são presas em operação contra extração ilegal de madeira em terra indígena no MA

Participaram da ação a PRF, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Receita Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (Sefaz) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), além de contar com o apoio do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA).

Fases

A Operação foi dividida em duas fases: a primeira com a realização do curso de nivelamento para os servidores, com palestras nas temáticas dos três eixos da operação, sendo o combate aos crimes ambientais; promoção dos direitos humanos; e enfrentamento aos crimes fiscais; e a segunda fase foi de operacionalização das ações de fiscalização. Ao todo, cerca de 150 servidores atuaram durante os 14 dias.

Operação foi realizada em conjunta com outras instituições. (Foto: Divulgação / PRF)
Operação foi realizada em conjunta com outras instituições. (Foto: Divulgação / PRF)

Resultados

Foram gerados 71 Boletins de Ocorrência Policial (BOP) e apreendidas 114 unidades de drogas como Anfetaminas e Barbitúricos. Houve um total de 86 pessoas detidas, sendo uma por alcoolemia; 58 por crimes ambientais; 20 por outros crimes; e 7 por outros crimes de trânsito. Três veículos foram recuperados. Foram apreendidas 3 armas de variados tipos e 16 munições. Também foi registrado um total de 20 ocorrências para crimes diversos e 3 ocorrências com relação a crimes tributários, por mercadorias sem nota fiscal.

Tiveram 449 autos de infração com abordagem e sem abordagem de todos os tipos. Cerca de 22 autuações por condutor ou passageiro sem capacete de segurança; um total de 14 autuações por condutor e passageiro sem cinto de segurança; houve 25 autuações por ultrapassagens de todos os tipos; e 18 por ultrapassagem em faixa contínua. Além disso, teve o registro 18 casos com excesso de peso, totalizando 131.438 kg de excesso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.