Quebra de decoro

Rede aciona Josimar de Maranhãozinho no Conselho de Ética da Câmara

Representação da Rede foi assinada pelos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato e pela deputada Joênia Wapichana e também pela porta-voz nacional do partido, ex-senadora Heloísa Helena

Carla Lima/Editora de Política

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h56
Josimar de Maranhãozinho tem, pelo menos, dois processos no STF correndo em segredo de justiça
Josimar de Maranhãozinho tem, pelo menos, dois processos no STF correndo em segredo de justiça (Foto: Reprodução)

O deputado federal do Maranhão, Josimar de Maranhãozinho (PL), foi representado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por quebra de decoro parlamentar. A representação é da Rede Sustentabilidade.

A representação da Rede foi assinada pelos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato e pela deputada Joênia Wapichana e também pela porta-voz nacional do partido, ex-senadora Heloísa Helena.

A ação do partido estar baseada na reportagem da Revista Crusoé que aponta que Josimar de Maranhãozinho é suspeito de corrupção com “pedágio” para destinação de emenda parlamentar. Segundo a reportagem da revista, o parlamentar maranhense é alvo de investigação da Polícia Federal (PF).

A Crusué obteve fotos que seriam da investigação da PF sobre desvio de dinheiro de infraestrutura e da saúde. Nas imagens, Josimar de Maranhãozinho aparece com grandes volumes de dinheiro nas mãos.

Na quarta-feira, 1º, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o deputado em quatro municípios do Maranhão. De acordo com investigações da PF, a relação de parentesco e ligações pessoais de Maranhãozinho com prefeitos e secretários municipais fazem parte do modus operandi para desvio de dinheiro.

"Feirão das emendas"

O esquema chamado pela PF de “feirão das emendas” ocorre quando parlamentares cobram comissão para indicar recursos do Orçamento a uma determinada prefeitura. Seria uma espécie de “pedágio”. Um percentual das emendas, quando liberadas, segundo apura a PF, deve retornar ao parlamentar que destinou o recurso público.

Defesa

Em vídeos publicados em seu perfil no Instagram, Josimar Maranhãozinho negou qualquer irregularidade. Segundo ele, a origem de seu dinheiro (que segundo a Crusoé aumentou 3000% em 10 anos) é de seus negócios como empresário.

"Todos vocês sabem que eu sou um empresário, mas mesmo assim os nossos adversários usam esse momento para tentar mais uma vez nos agredir, sujar a nossa imagem, a nossa honra de homem sério e trabalhador", afirmou Josimar.

Maranhãozinho chegou a questionar a obtenção das imagens da PF. "Postaram imagens adquiridas ilegalmente de um inquérito que é sigiloso. Eles estão desesperados porque nós já estamos provando desde o ano passado a a origem das nossas propriedades, porque tudo que nós temos é declarado, inclusive esse dinheiro [que aparece nas imagens divulgadas pela Crusoé], que está em espécie de posse do meu escritório, está declarado no meu imposto de renda como todo ano eu declaro meu imposto de renda rigorosamente, pago meus impostos", disse o parlamentar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.