(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Recomendação de consórcio é para uso de máscaras e cancelamento de festas de fim de ano e carnaval

Consórcio Nordeste recomendou aos nove estados da região para manter obrigatoriedade de uso de máscaras devido a variante ômicron; no Maranhão, Flávio Dino mantém uso facultativo

Imirante

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Flávio Dino mantém decisão que desobriga a população de usar máscaras
Flávio Dino mantém decisão que desobriga a população de usar máscaras (Foto: Reprodução / YouTube)

Os estados brasileiros estão se organizando para evitar que uma nova onda da Covid-19 chegue ao país. As festas de fim de ano estão sendo canceladas assim como o Carnaval também. Em alguns locais que tinha a previsão de desobrigar o uso das máscaras, recuaram. O Consórcio Nordeste, por exemplo, recomendou aos nove estados da região a suspender as festas e também manter o uso das máscaras.

Aqui, no Maranhão, no entanto, o uso de máscaras depende somente da consciência de cada cidadão. Pelo decreto do governador Flávio Dino (PSB) é facultado o uso em ambiente fechado.

Nem a nova cepa da doença, ômicron, fez com que o governador maranhense voltasse da decisão sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Assim como não fez o socialista rever as regras para festas no estado. O secretário de Saúde, Carlos Lula, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) disse em entrevista que não adianta o cancelamento das festas públicas se as privadas acontecerão e podem reunir 2 mil pessoas.

E ele está certo. No entanto, no Maranhão, a teoria dita por Lula não se aplica na prática. Não há, por exemplo, regras rígidas para delimitar o número de pessoas por festas.

É necessário que o governador Flávio Dino se concentre novamente no combate a pandemia e – assim como outros governadores – busque ações que ajudem a não deixar a nova onda do coronavírus chegar ao Maranhão.

Sem novas medidas

Houve uma expectativa de que no fim da semana Flávio Dino fosse anunciar metidas preventivas contra a variante ômicron.

Mas não aconteceu. O governador falou somente que o carnaval não estava cancelado e que isto pode acontecer dependendo dos números da pandemia.

Por enquanto, cancelada mesmo somente a festa de fim de ano, que geralmente, acontecia na Avenida Litorânea.

Arrecadação

Sobre a pandemia, o governador Flávio Dino anunciou somente medidas referentes ao seu tema predileto que é a arrecadação.

Dino anunciou retiradas de juros e multas em pagamentos de impostos e também maiores prazos para o cidadão ficar em dia com os tributos estaduais.

As medidas são referentes ao ICMS, ao IPVA e também débitos não-tributados.

Conselho de Ética

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) pode ser levado ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

A informação é do jornal O Estado de São Paulo. Segundo o matutino, o partido Rede Sustentabilidade que acionar o parlamentar.

O motivo é a revelação feita pela Revista Crusué sobre a investigação da Polícia Federal contra Maranhãozinho por “pedágios” em destinação de emendas parlamentares.

Feira do livro

A Feira do Livro começou em São Luís e, este ano, tem a novidade do vale livro.

Serão mais de 6 mil vales a serem liberados para compra de livros.

A iniciativa é do deputado estadual Duarte Júnior (PSB) que destinou R$ 200 mil em emenda para a Prefeitura de São Luís.

Inconformado

O vereador Marquinhos Silva (DEM) decidiu por ataques constantes contra o também vereador Chico Carvalho (PSL).

O democrata não se conforma em não ser o “pai” da CPI do Transporte Público na Câmara Municipal de São Luís.

Por não se conformar pela “derrota”, Marquinhos tem dito que Carvalho quer beneficiar o prefeito de São Luís e as empresas de ônibus. Resta saber, então, quem será investigado nesta CPI, segundo a teoria de Marquinhos Silva. Será o usuário?

Composição

Sobre os ataques sofridos, Chico Carvalho tem dito que a composição da CPI do Transporte Público se deu conforme a composição das bancadas dos partidos.

Otácvio Soeiro, por exemplo, foi indicado por ser do Podemos, maior bancada na Câmara ao lado do PCdoB, que indicou o vereador Astro de Ogum.

Álvaro Pires é do PNM, que tem três vereadores ficando como a segunda maior bancada na Casa. O Marquinhos somente entrou na comissão por uma acordo de cavalheiros.

E mais:

- Com dificuldades de ter o PT na chapa do vice-governador Carlos Brandão, Flávio Dino quer mudar o tucano de partido e também tentar fechar a federação partidária do PSB com o PT.

- Esta é a nova estratégia de Dino para garantir que o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fique no colo do senador Weverton Rocha (PDT).

- O mais provável é que a federação partidária do PT com o PSB não aconteça. A legenda de Lula, no máximo, se junte ao PCdoB para dar sobrevida ao partido.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.