Investigação

Josimar reage a nova ação da PF contra seu grupo

Parlamentar ja foi alvo da PF em dezembro do ano passado.

IMIRANTE.COM

Atualizada em 26/03/2022 às 18h58
Josimar se diz tranquilo com nova fase de operação
Josimar se diz tranquilo com nova fase de operação (Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados)

SÃO LUÍS - O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) comentou nas redes sociais a deflagração, pela Polícia Federal, de mais uma operação contra seu grupo político, nesta quarta-feira, 1º.

Pela manhã, os federais estiveram em endereços ligados ao parlamentar tanto em São Luís, quanto na cidade de Zé Doca, administrada pela prefeita Josinha Cunha (PL), irmã dele.

Ao Imirante, PF confirmou a ação, mas declarou que tratava-se operação sigilosa. O deputado, contudo, acabou revelando que ele próprio era o alvo, mas que os agentes estiveram em um antigo escritório dele na capital e recolheram documentos e informações que já haviam sido repassados à autoridade policial.

"Encaro com naturalidade e tranquilidade, pois não há absolutamente nenhum fato novo e tudo será devidamente esclarecido pela própria Justiça", declarou.

Emendas - Apesar de a PF não haver revelado detalhes da operação de hoje, o deputado Josimar de Maranhãozinho já vem sendo investigado desde o ano passado por possível desvio de emendas parlamentares.

Em dezembro de 2020, os federais chegaram a apreender somas milionárias num escritório do parlamentar. Ele disse, à época, que o dinheiro era fruto de venda de gado, e que estava declarado à Receita Federal.

A PF, contudo, afirma que o recurso é fruto de desvios da ordem de R$ 15 milhões de emendas.

TJ - Além das ações federais, Josimar também foi alvo, já em 2021, de operação do Ministério Público do Maranhão, por envolvimento num suposto esquema que pode ter desviado R$ 159 milhões de municípios maranhenses.

No entanto, essa ação foi suspensa por decisão do Tribunal de Justiça, sob alegação de que não se respeitou o foro correto para o processamento do caso (saiba mais).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.