Enem 2021

Enem 2021: estudantes começam a chegar aos locais de prova em São Luís

Muitos candidatos maranhenses chegaram antes da abertura dos portões aos locais de prova.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h04

SÃO LUÍS - Estudantes maranhenses farão, neste domingo (21), o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os candidatos farão as provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias; de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e redação. Os portões dos locais de prova abrem às 12 horas e serão fechados às 13 horas.

Vale lembrar que, apesar da prova só começar às 13h30, não é possível ter acesso ao local de prova depois das 13h. Além disso, como não há horário de verão no país desde 2019, o horário de aplicação vai ser diferente se comparado com anos anteriores. Portanto, é imprescindível estar ciente dos horários da prova.

Em São Luís (MA), portões de um dos locais de provas do Enem foram abertos às 12h.Foto: Paulo Soares/ Grupo Mirante
Em São Luís (MA), portões de um dos locais de provas do Enem foram abertos às 12h.Foto: Paulo Soares/ Grupo Mirante

Expectativa dos candidatos

"A expectativa está alta demais. Deus na frente sempre. Eu me preparei, tentei estudar muito e espero que dê tudo certo", diz a estudante maranhense Camila Sousa, de 15 anos, que aguardava na fila da porta de uma universidade no Renascença.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

"Essa é a quarta vez que eu vou prestar o Enem. Estou me preparando há um ano e meio. Durante a pandemia acabei ficando ainda mais ansiosa que o normal, mas também aproveitei para entender melhor o curso que pretendo seguir, que é biomedicina", contou Larissa, de 18 anos.

Mais de 100 mil estudantes devem fazer o Enem no Maranhão. Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante.
Mais de 100 mil estudantes devem fazer o Enem no Maranhão. Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante.

O Enem 2021 está previsto para ser aplicado em dois períodos. Nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 será a vez daqueles que se inscreveram na chamada regular da avaliação. Já em 9 e 16 de janeiro de 2022 será a vez dos candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivo a quem teve isenção em 2020, mas não compareceu nos dias das provas.

Essa reabertura das inscrições cumpriu decisão do Supremo Tribunal Federal e possibilitou uma nova chance para quase 3 milhões de estudantes que conseguiram a gratuidade na taxa de inscrição no ano passado, mas que por medo da Covid-19 não fizeram as provas.

Provas do Enem

De acordo com o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem 2021. Destes, cerca de 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital. Os itens das duas versões de avaliação serão idênticos, segundo o Inep.

Independentemente da data de aplicação, a prova será composta da seguinte maneira:

1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 perguntas de Matemática

Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. Já as provas são distribuídas às 13h30 (horário de Brasília). O gabarito costuma ser divulgado em três dias úteis após o último domingo de provas.

FOTOS: Veja a galeria de fotos do primeiro dia de provas do Enem em São Luís. As imagens são de Paulo Soares e Matheus Soares.

Enem 2021

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.