Crise no Enem

Comissão de Educação da Câmara deve convocar ministro

Milton Ribeiro deverá ser ouvido pelos deputados sobre a crise Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após pedidos de demissão de funcionários.

Imirante com informações de G1

Atualizada em 26/03/2022 às 19h07
Milton Ribeiro será convocado por membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
Milton Ribeiro será convocado por membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados (Isac Nóbrega / PR)

A presidente da Comissão de Educação da Câmara, Dorinha Rezende (DEM-TO), afirmou nesta terça-feira, 16, em entrevista à GloboNews que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, será chamado para dar explicações ao colegiado sobre o Enem e a crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após pedidos de demissão de funcionários.

Dorinha explicou que, na reunião da comissão marcada para esta quarta-feira, 17, os deputados devem votar um pedido de convocação do ministro. Na convocação, o ministro é obrigado a comparecer. Mas a presidente da comissão explicou que podem votar um convite, desde que, em conversa com Milton Ribeiro, fique garantido que o ministro vai à comissão.

"Nossa ideia é fazer logo de imediato uma reunião com o ministro. [A convocação] pode ser transformada em convite, desde que a gente garanta a ida", afirmou a deputada.

Na semana passada, servidores do Inep, órgão responsável pelo exame, afirmam que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.

O Fantástico conversou com parte dos 37 servidores públicos que entregaram seus cargos. Eles detalham as tentativas de interferência no conteúdo das provas, situações de intimidação e acusam o presidente do órgão de despreparo.

Nesta segunda, 15, durante viagem oficial a Dubai, Bolsonaro disse a jornalistas que as questões do Enem agora começam a ficar com a "cara do governo".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.