Novembro Azul

Ação voltada à prevenção ao câncer de próstata é realizada em São Luís

Mobilização teve como público-alvo os trabalhadores do Mercado Central, pessoas em situação de rua e população em geral.

Divulgação / SES

Atualizada em 26/03/2022 às 19h12
Ação foi realizada nessa sexta-feira (5).
Ação foi realizada nessa sexta-feira (5). (Foto: Ilano Lima)

SÃO LUÍS - Com foco na prevenção ao câncer de próstata, nessa sexta-feira (5), a 28ª edição do Ação Resgate em alusão à Campanha Novembro Azul. A mobilização, organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual), teve como público-alvo os trabalhadores do Mercado Central, pessoas em situação de rua e população em geral, disponibilizando desde avaliação médico-clínica a testes rápidos e orientações sobre os cuidados da saúde do homem.

Leia também:

Maranhão abre campanha Novembro Azul com ampliação de acesso a exames

“Na programação, foi montado um circuito para que, durante as consultas, médicos e enfermeiros pudessem sensibilizar o público masculino da importância de fazer o exame preventivo ao câncer de próstata. Também viabilizamos a coleta de sangue para o rastreamento da doença com o antígeno prostático específico, o PSA”, disse o coordenador do Caps AD Estadual, Marcelo Costa.

O exame é realizado no Caps AD Estadual, com resultado disponibilizado na própria unidade. Em caso de alteração no exame, será realizada uma nova consulta com a médica-clínica, e, caso haja necessidade, será feito o encaminhamento para um urologista acompanhado da solicitação para exame de ultrassonografia da próstata.

O Ação Resgate é uma estratégia de saúde pública executada em parceria com a Delegacia de Costumes, que visa desinstitucionalizar assistência clínica às pessoas. Nesta 28ª edição, por exemplo, além da abordagem alusiva ao Novembro Azul, também foi disponibilizada avaliação médica, testes rápidos para HIV/Aids, sífilis, hepatites A e B e Covid-19, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar, a distribuição de preservativos masculinos e femininos e atendimento com psicólogo para avaliação do consumo de álcool (Audit).
De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, o Governo do Estado tem se utilizado de ferramentas para incentivar a conscientização e educação.

“A nossa realidade é bastante sensível. Por isso, temos buscado trabalhar de forma intensa durante todo o ano para que as pessoas, especialmente a população masculina, criem a cultura de buscar os serviços de saúde de forma preventiva”, alertou.

Para o pedreiro José Soares, de 52 anos, a iniciativa está de parabéns. “Está mais do que aprovado. Fiz todos os testes e exames, nenhum deles deu resultado negativo. Iniciativas assim evitam que a gente perca tempo em filas, além de alertar para a saúde do corpo também”, disse.

Enquanto os atendimentos são realizados, uma equipe faz a busca ativa de pessoas em situação de rua e dependentes químicos do local. Isaque Fróes, de 19 anos, aceitou o convite para iniciar o processo de desintoxicação pelo uso e abuso de drogas. “Eu estava por aqui mesmo no Mercado Central quando fui abordado pelo pessoal do CAPS. Eles fizeram o convite para saber se eu queria mudar de vida e aceitei. A minha principal motivação é voltar a trabalhar e ter as minhas coisas”, compartilhou.

O Caps AD Estadual fica localizado no bairro do Monte Castelo, em São Luís, e funciona de forma substitutiva ao modelo hospitalar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço atende pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.