PEC dos Precatórios

Flávio Dino apoia decisão de Ciro Gomes e desdenha: "PEC do Calote"

Ciro Gomes decidiu suspender a sua pré-candidatura à Presidência da República caso o PDT não mude a votação da PEC dos Precatórios no segundo turno

Ronaldo Rocha do núcleo de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 19h13
Flávio Dino defendeu a postura do ex-ministro Ciro Gomes
Flávio Dino defendeu a postura do ex-ministro Ciro Gomes (Foto: Reprodução / YouTube)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PSB) manifestou apoio à decisão do ex-ministro Ciro Gomes de suspender a sua pré-candidatura à Presidência da República até que o seu partido político, o PDT mude os votos, em segundo turno, na apreciação da PEC dos Precatórios na Câmara Federal.

Dino também desdenhou da PEC, que vai assegurar recursos para o funcionamento do programa Auxílio Brasil que substituirá o Bolsa Família a partir de 2022, e classificou a matéria de PEC do Calote.

"Importante posição de Ciro Gomes para reverter um enorme erro político e jurídico. A PEC do Calote está errada no conteúdo e no procedimento. A Constituição Federal não pode ser modificada de qualquer jeito, na marra, sem observar os ritos e limites fixados no seu artigo 60", enfatizou.

Leia também: Flávio Dino aponta inconstitucionalidade na PEC dos Precatórios

O texto-base da PEC dos Precatórios foi aprovado na madrugada de quinta-feira (4) na Câmara Federal. A matéria limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos.

O texto obteve 312 votos contra 144. O texto precisará ser votado novamente em segundo turno, provavelmente na próxima terça-feira.

De acordo com o texto aprovado, os precatórios para o pagamento de dívidas da União relativas ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) deverão ser pagos com prioridade em três anos: 40% no primeiro ano e 30% em cada um dos dois anos seguintes. Essa prioridade não valerá apenas contra os pagamentos para idosos, pessoas com deficiência e portadores de doença grave.

Precatórios são dívidas do governo com sentença judicial definitiva, podendo ser em relação a questões tributárias, salariais ou qualquer outra causa em que o poder público seja o derrotado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.