Racismo

Vídeo de três estudantes em autoescola é exposto na internet com comentário racista

Empresário afirma que trio tinha o propósito de praticar assalto e relata o último prejuízo que teve na autoescola.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

SÃO LUÍS – Três estudantes foram alvo de comentários racistas, na internet, praticados por um empresário em São Luís. Segundo os adolescentes, eles tinham ido vacinar e depois passaram, rapidamente, em uma autoescola para buscas informações sobre a carteira de motorista.

O vídeo mostra Jadilson Campos entrando e se dirigindo até a recepcionista e, em seguida, entram os dois amigos Rubenspierre Costa e Gabriel Diniz.

Empresário escreveu legenda tratando os estudantes como bandidos. Foto: Reprodução.
Empresário escreveu legenda tratando os estudantes como bandidos. Foto: Reprodução.

O dono da autoescola fez uma publicação utilizando as imagens dos estudantes no local com uma legenda indicando que os três seriam assaltantes. O empresário afirma que o trio tinha o propósito de praticar assalto e relata o último prejuízo que teve na autoescola.

Depois que o vídeo dos estudantes circulou atrelando a imagem deles a assaltantes, os rapazes se sentem constrangidos e temem pela integridade física. Foram registrados boletins de ocorrência, que aponta crimes como ameaça, contra a honra e injúria racial, praticados pela internet.

Estudantes se sentem constrangidos e temem ser confundidos com bandidos na rua. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Estudantes se sentem constrangidos e temem ser confundidos com bandidos na rua. Foto: Reprodução/TV Mirante.

A Comissão de Igualdade Racial da OAB-MA acompanha o caso e pede providências do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Erick Moraes, o racismo está por trás de todos os demais crimes relacionados à postagem.

A reportagem da TV Mirante tentou contato com o empresário, mas sem sucesso.

Assista à reportagem completa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.