Dados

Maranhão já perdeu 76% de Floresta Amazônica nos últimos 30 anos

Dia da Amazônia é celebrado neste domingo (5).

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Área de queimada.
Área de queimada. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Neste domingo (5) é celebrado do Dia da Amazônia. No Maranhão, pesquisadores alertam sobre o avanço no desmatamento do bioma amazônico no Estado. Atualmente, o território florestal na região maranhense já conta com menos de 24% do que tinha em 1985, quando começaram as medições.

"Nós estamos muito abaixo do mínimo de floresta. Para se ter uma ideia, se for consultar a Amazônia toda, foi perdido em torno de 17% de território. A Amazônia maranhense perdeu 76% de floresta. Estamos em uma matriz devastada, com um pouquinho de floresta", explica a pesquisadora e ecóloga Marlúcia Martins, do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Dados mais atualizados do MapBiomas indicam que o Maranhão tem 11,6 milhões de hectares de floresta. Desse território, 85% ainda com vegetação nativa está em áreas indígenas e Unidades de Conservação de proteção integral.

Clique aqui e leia a matéria completa no G1 Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.