Solidariedade

Projeto vende bonecas para ajudar pessoas carentes com HIV/Aids no Maranhão

Entre as atividades, a Casa de Apoio Acolher oferece estadia, refeições e oficina de geração de renda.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Bonecas são vendidas em prol de portadores de HIV carentes. Foto: Divulgação.
Bonecas são vendidas em prol de portadores de HIV carentes. Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS - Doações e venda de bonecas ecológicas são as principais fontes de renda de uma organização que tem por finalidade o acolhimento a pessoas que vivem com o HIV/Aids no Maranhão e que não têm uma renda para uma vida digna.

As bonecas são chaveiros cuja arrecadação das vendas é usada para arcar com estadia e refeições, por exemplo, para esses maranhenses que buscam ajuda na Casa de Apoio Acolher. As bonecas são fabricadas com material reciclado como: serragem de madeira, sacolas plásticas e resíduos têxteis.

O projeto oferece ainda apoio psicológico, jurídico e social, de forma gratuita e voluntária a jovens e adultos com HIV/Aids e seus acompanhantes, que realizam o Tratamento fora do Domicílio (TFD) - consultas, exames e internação prolongada.

A Casa de Apoio, situada na rua Muniz Barreiro, nº 61A, bairro Jordoa, tem recebido, diariamente, em média 30 maranhenses. A maioria do público atendido vem do interior do Estado, o que dificulta ainda mais o acesso aos serviços públicos.

Acompanhe o projeto aqui e saiba como ajudar.

O projeto também distribui preservativos, realiza palestras educativas, oficinas terapêuticas, oficina de geração de renda e café solidário. Oferece ainda banco de roupas e sapatos, atendimento nutricional e distribuição de itens de higiene pessoal.

Outra ação desenvolvida pelo projeto é a oferta de um Aplicativo “XOVE”, que está disponível em plataforma Android, e agrupa tudo o que é preciso saber sobre HIV/Aids e informa onde realizar exames e tratamentos no município de São Luís, entre outras funções.

Em três anos, mais de 5.500 vidas já foram acolhidas. A Casa de Apoio Acolher é um projeto do Grupo de Ação pela Solidariedade Humana (GASH), que é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida por inúmeros trabalhos relevantes a nossa comunidade em geral, com foco no desenvolvimento de ações ao alcançar comunidades em vulnerabilidade social. O GASH foi fundado em São Luís, em 17 de julho 2005.

Outro fator que a organização sempre está considerando é o atendimento a pessoas vulneráveis por renda, o que vai impactar também no acesso aos direitos sociais e serviços necessários ao seu tratamento.

Projeto oferece café solidário. Foto: Divulgação.
Projeto oferece café solidário. Foto: Divulgação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.