Imunização

Vacinação contra Covid em adolescentes de 16 anos será realizada nesta quarta-feira (14), em São Luís

A vacinação será feita nos nove pontos de vacinação contra a Covid em São Luís, que funcionam das 8h às 18h:

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Para receber a vacina, os adolescentes devem estar cadastrados na plataforma Vacina São Luís.
Para receber a vacina, os adolescentes devem estar cadastrados na plataforma Vacina São Luís. (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Os adolescentes de 16 anos, que moram em São Luís, poderão se vacinar contra a Covid-19 nesta quarta-feira (14). O anúncio foi feito pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, nesta terça (13).

Para receber a vacina, os adolescentes devem estar cadastrados na plataforma Vacina São Luís. Além disso, é preciso comparecer aos locais de vacinação com documento oficial com foto, comprovante de residência e, também, acompanhados dos pais ou responsáveis.

A vacinação será feita nos nove pontos de vacinação contra a Covid em São Luís, que funcionam das 8h às 18h:

- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae;

- Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio);

- Drive-thru - Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);

- Drive-thru - UEMA;

- Centro de Vacinação da UEMA;

- Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa);

- Centro Municipal de Vacinação - UFMA;

- Drive-thru - UFMA;

- Centro de Vacinação Senai BR-135.

Filômetro

Quem for se vacinar pode acompanhar pela plataforma o melhor local para tomar sua dose de vacina. Acessando a plataforma é possível saber onde tem 1ª e 2ª dose, qual público está sendo vacinado e o andamento da fila da vacinação em todos os pontos.

“É importante que antes de sair de casa, a população possa consultar o "Filômetro" para saber como está o andamento nos pontos de vacinação e assim possa escolher o melhor local para se vacinar com mais agilidade”, orientou o prefeito Eduardo Braide. Para verificar as informações e escolher o melhor lugar para se vacinar basta acessar semit.saoluis.ma.gov.br/filometro/.

Cadastro para vacinação de jovens de 12 a 17 anos em São Luís

No último domingo (11), o prefeito Eduardo Braide já havia anunciado a abertura do cadastro de vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 12 a 17 anos de idade, na capital maranhense. O anúncio foi feito por meio de rede social. "É vacina que vocês querem?! O cadastro pra ti de 12 a 17 anos tá liberado no #VacinaSãoLuís", publicou o prefeito de São Luís nas redes sociais.

O cadastramento na plataforma #VacinaSãoLuís é necessário para garantir o quantitativo de doses necessárias para o público convocado a comparecer aos centros de vacinação. Por isso, quem está na faixa etária do calendário deve se cadastrar, caso ainda não o tenha feito. Também, no ato da vacinação é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para realizar o cadastro, basta acessar saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

SL: 89% da população vacinada

Segunda a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) até o último domingo (11), 89,12% da população adulta já havia sido vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com a Semus, as novas chamadas para o público adulto faltoso serão feitas nos próximos dias.

Vacina da Pfizer

O imunizante que está sendo aplicado nos adolescentes é o da Pfizer, que é a única vacina autorizada pelo Ministério da Saúde para ser aplicada em pessoas abaixo de 18 anos.

No último dia 11 de junho, o Ministério autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 para adolescentes a partir dos 12 anos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Pfizer apresentou estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para adolescentes.

Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência, segundo a Pfizer e a BioNTech, o imunizante teve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.

Nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa a vacina já é autorizada para adolescentes de 12 anos ou mais. Além disso, a vacina também está sendo testada, nos Estados Unidos e na Europa, em bebês a partir dos 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.