Imunização

Vacinação de adolescentes com 17 anos contra Covid-19 será realizada nesta terça-feira (13), em São Luís

Os adolescentes deverão comparecer aos locais de vacinação com documento oficial com foto, comprovante de residência e, também, acompanhados dos pais ou responsáveis.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Só poderão ser imunizados os adolescentes cadastrados na plataforma Vacina São Luís.
Só poderão ser imunizados os adolescentes cadastrados na plataforma Vacina São Luís. (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Os adolescentes de 17 anos, residentes em São Luís, poderão se vacinar contra a Covid-19 nesta terça-feira (13). A informação foi divulgada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, nesta segunda-feira (12).

Só poderão ser imunizados os adolescentes cadastrados na plataforma Vacina São Luís. Os adolescentes deverão comparecer aos locais de vacinação com documento oficial com foto, comprovante de residência e, também, acompanhados dos pais ou responsáveis.

A vacinação será feita nos nove pontos de vacinação contra a Covid em São Luís, que funcionam das 8h às 18h:

- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae;

- Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio);

- Drive-thru - Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);

- Drive-thru - UEMA;

- Centro de Vacinação da UEMA;

- Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa);

- Centro Municipal de Vacinação - UFMA;

- Drive-thru - UFMA;

- Centro de Vacinação Senai BR-135.

Filômetro

Quem for se vacinar pode acompanhar pela plataforma o melhor local para tomar sua dose de vacina. Acessando a plataforma é possível saber onde tem 1ª e 2ª dose, qual público está sendo vacinado e o andamento da fila da vacinação em todos os pontos.

“É importante que antes de sair de casa, a população possa consultar o "Filômetro" para saber como está o andamento nos pontos de vacinação e assim possa escolher o melhor local para se vacinar com mais agilidade”, orientou o prefeito Eduardo Braide. Para verificar as informações e escolher o melhor lugar para se vacinar basta acessar semit.saoluis.ma.gov.br/filometro/.

Cadastro para vacinação de jovens de 12 a 17 anos em São Luís

Nesse domingo (11), o prefeito Eduardo Braide já havia anunciado a abertura do cadastro de vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 12 a 17 anos de idade, na capital maranhense. O anúncio foi feito por meio de rede social. "É vacina que vocês querem?! O cadastro pra ti de 12 a 17 anos tá liberado no #VacinaSãoLuís", publicou o prefeito de São Luís nas redes sociais.

Cadastro

O cadastramento na plataforma #VacinaSãoLuís é necessário para garantir o quantitativo de doses necessárias para o público convocado a comparecer aos centros de vacinação. Por isso, quem está na faixa etária do calendário deve se cadastrar, caso ainda não o tenha feito. Também, no ato da vacinação é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para realizar o cadastro, basta acessar saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

SL: 89% da população vacinada

Segunda a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) até esse domingo (11), 89,12% da população adulta já havia sido vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com a Semus, as novas chamadas para o público adulto faltoso serão feitas nos próximos dias.

Vacina da Pfizer

O imunizante a ser aplicado nos adolescentes será o da Pfizer, que é a única vacina autorizada pelo Ministério da Saúde para ser aplicada em pessoas abaixo de 18 anos.

No último dia 11 de junho, o Ministério autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 para adolescentes a partir dos 12 anos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Pfizer apresentou estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para adolescentes.

Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência, segundo a Pfizer e a BioNTech, o imunizante teve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.

Nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa a vacina já é autorizada para adolescentes de 12 anos ou mais. Além disso, a vacina também está sendo testada, nos Estados Unidos e na Europa, em bebês a partir dos 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos.







Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.