Faltosos

Paes da Uema registra abstenção de 44%; resultado sai em agosto

No geral, foram inscritos 43.956 candidatos; compareceram ao local das provas 24.487.

Imirante.com, com informação do governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Compareceram ao local das provas 10.781 no segundo dia.
Compareceram ao local das provas 10.781 no segundo dia. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta segunda (5), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a etapa única do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) para o segundo grupo de candidatos. Eram esperados 20.236 candidatos nesse segundo dia. Compareceram ao local das provas 10.781, cerca de 56% do quantitativo esperado.

O tema da redação foi “De acordo com muitos estudiosos, Macunaíma retrata a autenticidade brasileira. Essa obra representa, de fato, o brasileiro como ele é? Por quê?”.

“O tema da redação surpreendeu muito, principalmente para aqueles que não leram as obras literárias. Mas para quem leu foi um excelente tema. Primeira vez que faço a prova e foi boa, minhas expectativas são as melhores, porque me preparei muito, fazendo cursinho e não me deixei abater diante da pandemia”, disse o candidato ao curso do CFO/PM, Ryan Sousa.

Hoje, mais uma vez, de acordo com o Chefe de Divisão de Operações de Concursos e Vestibulares, professor José Sampaio, “as provas aconteceram com total tranquilidade, sem nenhum incidente e obedecendo todos os protocolos sanitários”.

No segundo dia fizeram as provas os candidatos que escolheram as seguintes opções: Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas – com opção de prova de língua estrangeira em Inglês/ Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – com opção de prova de língua estrangeira em Inglês; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas – com opção de prova de língua estrangeira em Espanhol; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – com opção de prova de língua estrangeira em Espanhol; Pedagogia Licenciatura; Música Licenciatura; Direito Bacharelado; Administração Bacharelado; Ciências Contábeis Bacharelado; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial; História Licenciatura; Geografia Licenciatura e/ou Bacharelado; Engenharia Florestal; Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental; Ciências Sociais Licenciatura e/ou Bacharelado; Curso de Formação de Oficiais/PMMA e Filosofia Licenciatura.

No geral, foram inscritos 43.956 candidatos. Compareceram aos locais de prova durante os dois dias em todo o Estado cerca de 56% deste quantitativo, ou seja, 24.487 candidatos. Outros 44% faltaram. O resultado final está previsto para ser divulgado em agosto de 2021. E a Uema está na expectativa para receber os novos alunos.

“Estamos esperançosos que esse processo seja concluído e que possamos receber os nossos novos alunos, aqueles que vão adentrar pelas mais de 4 mil vagas dispostas pela Uema e mais 855 pela UemaSul. Que possamos recebê-los já dentro de um panorama bem mais próximo, se não o normal, mas bem mais próximo do normal. Queria, também, agradecer a todos os professores e servidores e toda a comunidade que trabalhou nesse processo seletivo nesses dois dias, que se empenharam para que tudo transcorresse dentro do esperado. E agora esperançoso em receber os nossos alunos, que venham para esse desafio importante que é a Universidade”, ressaltou o vice-reitor Walter Canales.

Medidas de biossegurança

Além da divisão dos candidatos em dois grupos para evitar aglomerações, a Uema adotou várias medidas para aplicação do certame, como disponibilização de álcool gel 70% em vários pontos dos locais de prova; afastamento mínimo de dois metros entre mesas e cadeiras individuais; marcações em cada prédio para que fosse mantido o distanciamento social durante o fluxo de pessoas nos dias das provas; colaboradores para organizar as filas dentro ou fora de cada prédio; aferição da temperatura na entrada de cada local da prova; restrição do número de candidatos por sala que não ultrapassou 40% de sua capacidade máxima.

A IES também publicou orientações para os candidatos: utilização de máscara; aferição da temperatura corporal para permissão de acesso ao local de aplicação da prova; higienização das mãos com álcool gel 70%; substituição da máscara de proteção facial a cada duas horas; evitar aperto de mãos, beijos e abraços; obedecer às demarcações de distanciamento (2,0 metros) e às orientações dos fiscais e coordenadores de prova sobre as medidas de segurança; levar sua própria garrafa, transparente e sem rótulo, devidamente abastecida com água; e apenas consumir alimentos secos durante a realização da prova.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.