Covid-19

Maranhão recebe novo lote de vacinas Pfizer com 63.180 doses do imunizante

A nova remessa será destinada à vacinação de pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente e trabalhadores de saúde.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 3.927.450 doses recebidas.
Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 3.927.450 doses recebidas. ( Foto: Ruy Barros/ SES)

SÃO LUÍS - O Maranhão recebeu, nesta sexta-feira (25), mais um lote de vacinas Pfizer para reforçar a imunização contra a Covid-19 no estado. A nova remessa, com 63.180 doses do imunizante, será destinada à vacinação de pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente e trabalhadores de saúde.

Leia também:

Lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen chega ao Brasil

Maranhão recebe primeiro lote de vacinas Janssen com mais de 42 mil doses

O secretário adjunto de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, recebeu os imunobiológicos na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão. “A nova remessa da Pfizer chega para alavancar ainda mais a vacinação no Maranhão. Nosso balanço é positivo, pois junto com os municípios temos avançado na imunização contra a doença com ações como os arraiais da vacinação”, disse Tiago.

Na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, as vacinas Pfizer são guardadas em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada e podem chegar à temperatura de –86°.

Os imunizantes Pfizer continuarão sendo distribuídos para as cidades da Grande Ilha (São Luís, Raposa e São José de Ribamar), Chapadinha, Rosário, Timon, Caxias, Balsas, Itapecuru, Codó, Imperatriz, Presidente Dutra, Barra do Corda, São João dos Patos, Pedreiras, Zé Doca, Santa Inês, Pinheiro, Açailândia, Bacabal e Viana, cidades sedes das Unidades Regionais de Saúde, que possuem as condições necessárias ao armazenamento.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 3.927.450 doses recebidas, sendo 1.304.540 doses da CoronaVac, 2.273.100 doses da AstraZeneca, 307.710 doses da Pfizer e 42.100 doses da Janssen.

Distribuição

Nesta sexta-feira (25), as vacinas AstraZeneca e Janssen, que chegaram na quinta-feira (24), já foram entregues aos municípios da Grande Ilha e serão distribuídas para os demais municípios ao longo do fim de semana. Já a distribuição das vacinas Pfizer aos municípios sede das Regionais de Saúde começa logo no início da próxima semana.

Para a distribuição das vacinas aos municípios, a SES conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que, através do Centro Tático Aéreo (CTA), realiza o transporte com uso de helicópteros e avião.

A logística de distribuição conta também com o apoio da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas das regionais de saúde aos municípios, também são utilizadas vans refrigeradas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.