Vacinação Covid-19

Flávio Dino nega registro de 'turismo da vacina' no Maranhão, mas admite possibilidade

Em todo o Estado, Centros de vacinação têm pedido comprovante de residência.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
SES e Prefeitura de São Luís informaram o não registro do ''turismo de vacina''.
SES e Prefeitura de São Luís informaram o não registro do ''turismo de vacina''. (Foto: Divulgação / SES)

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), negou o registro de casos do chamado ‘turismo de vacina’, em que pessoas de outras regiões do país vieram ao Maranhão, exclusivamente, para serem imunizados contra a Covid-19, visto o avanço da imunização no Estado.

Leia também:

Prefeitura de São Luís esclarece possível 'turismo da vacina': cadastro é para moradores da capital

Flávio Dino disse, em entrevista na rádio CBN, que em todo o Maranhão os centros de vacinação estão admitindo a aplicação das doses apenas em pessoas que apresentem o comprovante de residência, mas admitiu a possibilidade de turistas terem se vacinado no Estado.

"Nós estamos fazendo o controle pelo comprovante de residência. Pode acontecer um caso ou outro, eu não vou negar, mas deve ser uma coisa muito pequena proporcionalmente a quantidade de pessoas que nós vacinamos. Então, de todo o modo, é uma contribuição. Não vejo isso como um problema grave que demande, por exemplo, controle policial", disse o governador.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o momento, a pasta não recebeu denúncia sobre a prática de 'turismo de vacina'. Ainda segundo a SES, no Maranhão estão sendo adotadas medidas como a obrigatoriedade de apresentação de documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de residência no momento da vacinação.

Procurada pela reportagem do G1 MA, a Prefeitura de São Luís informou que o cadastro na plataforma de vacinação, o 'Vacina São Luís', é específico para moradores da capital e campos como CEP, só são admitidos quando o endereço da pessoa é de fato em São Luís. Ainda, segundo o município, para se vacinar é necessário apresentar o comprovante de residência. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a taxa de ocupação hoteleira na capital se mantém estável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.