Covid-19

Governo precisa focar em vacinação no interior

Na capital, o que se tem presenciado é uma benéfica "disputa", por assim dizer, entre governo e prefeitura.

Editoria de política de O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Enquanto os gestores lutam por protagonismo, quem ganha é a população, que vê avançar cada vez mais rapidamente a imunização.
Enquanto os gestores lutam por protagonismo, quem ganha é a população, que vê avançar cada vez mais rapidamente a imunização. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Já que decidiu também entrar na linha de frente da vacinação contra a Covid-19 - embora o Plano Nacional de Imunização (PNI) tenha definido que esta é uma responsabilidade dos municípios -, o Governo do Estado precisa direcionar melhor tempo e recursos para garantir uma imunização homogênea dos maranhenses.

Até agora, o Maranhão parece dividido em dois no que se refere a esse assunto: a capital, São Luís, com quase 70% da sua população adulta já vacinada com pelo menos uma dose; e o interior, onde as prefeituras estão claudicantes, notadamente em virtude da falta de doses.

Na capital, o que se tem presenciado é uma benéfica “disputa”, por assim dizer, entre governo e prefeitura.

Enquanto os gestores lutam por protagonismo, quem ganha é a população, que vê avançar cada vez mais rapidamente a imunização na maior cidade do estado.

Mas o Maranhão não se resume a sua capital. E, levando-se em consideração que a cidade vai muito bem nesse quesito, faria um bem maior a toda a população maranhense o Governo do Estado se, pelo menos por ora, deixasse a disputa de lado para dar uma atenção maior ao interior.

Sob pena de o bom desempenho em São Luís - com 730 mil habitantes “vacináveis” - não surtir efeito algum diante da necessidade de se vacinarem pelo menos 4 milhões de pessoas em todo o estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.