Vacinômetro

São Luís já vacinou mais de meio milhão de pessoas contra a Covid-19

Dados são do ''Vacinômetro'', divulgados nessa quarta-feira (9), pela Prefeitura de São Luís.
Imirante.com10/06/2021 às 10h55
São Luís já vacinou mais de meio milhão de pessoas contra a Covid-19São Luís já recebeu 593.447 doses dos imunizantes. (Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS – A capital maranhense já aplicou 515.701 doses vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha de vacinação. Os dados são do 'Vacinômetro', divulgados nessa quarta-feira (9), pela Prefeitura de São Luís. No total, São Luís já recebeu 593.447 doses dos imunizantes.

Leia também:

São Luís abre cadastro para vacinação contra Covid-19 de pessoas com 25 anos ou mais

Covid: São Luís vacina gestantes e puérperas de 30 ou mais sem comorbidades no domingo

Pessoas de 30 a 34 anos vacinam de sexta-feira até domingo contra a Covid-19, em São Luís​

Um total de 401.081 pessoas já receberam a 1ª dose. Com isso, cerca de 36% da população estimada da capital maranhense, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 1.108.975 habitantes, recebeu ao menos a 1ª dose do imunizante.

Já a 2ª dose já foi aplicada em 114.620 pessoas na capital maranhense. Ao todo, São Luís recebeu 539.447 mil doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca/Oxford e Pfizer. Segundo a Prefeitura de São Luís, a taxa de vacinação na capital é de 86,89%.

De acordo com a prefeitura, somente nessa quarta-feira, que mais de 18 mil doses de vacinas foram aplicadas em São Luís, um recorde desde o início da campanha. Até o momento, a capital conta com nove pontos de imunização contra o novo coronavírus.

Em entrevista ao G1-MA, o prefeito Eduardo Braide (Podemos), diz que vê São Luís como um exemplo de vacinação em massa e afirma que a cidade se preparou para esse momento.

“São Luís é um exemplo de que a vacinação em massa pode acontecer em todo Brasil. Já vacinamos mais de 18 mil pessoas num único dia. Na semana que vem pessoas a partir de 25 anos já serão vacinadas. A nossa cidade se preparou para esse momento: criamos centros de vacinação sem comprometer o atendimento das nossas unidades da saúde, temos o Filômetro, que nos ajuda a organizar a vacinação diariamente, e o mais importante, uma equipe incansável no combate à pandemia. Por isso, sou muito feliz em ser prefeito de uma capital do Nordeste que dá exemplo para o país”, disse.

Vacinação e novas faixas etárias

Nesta quinta-feira (10), o prefeito Eduardo Braide anunciou a vacinação de pessoas de 30 a 34 anos, que ocorrerá de sexta-feira (10) a domingo (13), em um dos nove pontos de aplicação da vacina espalhados em São Luís. Além disso, foi aberto o cadastro para vacinação de pessoas com 25 anos ou mais.

Grávidas e puérperas sem comorbidades, de 30 anos ou mais, poderão se vacinar contra a Covid-19 neste domingo, no Centro Municipal de Vacinação (Multicenter Sebrae) e no Centro de Vacinação (UFMA). É necessário levar documento oficial com foto.

Cadastro

O cadastramento na plataforma #VacinaSãoLuís é necessário para garantir o quantitativo de doses necessárias para o público convocado a comparecer aos centros de vacinação. Por isso, quem está na faixa etária do calendário deste fim de semana deve se cadastrar, caso ainda não o tenha feito. Também, no ato da vacinação é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para se cadastrar, basta acessa saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Filômetro

Outra iniciativa da prefeitura para garantir mais comodidade para quem vai se vacinar e agilização do serviço foi o lançamento da plataforma digital #FilometroSãoLuís. Quem for se vacinar pode acompanhar pela plataforma o melhor local para tomar sua dose de vacina. Acessando a plataforma é possível saber onde tem 1ª e 2ª dose, qual público está sendo vacinado e o andamento da fila da vacinação em todos os pontos.

“É importante que antes de sair de casa, a população possa consultar o "Filômetro" para saber como está o andamento nos pontos de vacinação e assim possa escolher o melhor local para se vacinar com mais agilidade”, orientou o prefeito Eduardo Braide.

Para verificar as informações e escolher o melhor lugar para se vacinar basta acessar saoluis.ma.gov.br/filometro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.