Vacinação atrasada

MP-MA afirma que é preciso melhorar a cobertura vacinal contra a Covid no Maranhão

O órgão emitiu Recomendação para que os municípios maranhenses, com a imunização contra a Covid atrasada, regularizassem a cobertura vacinal até o dia 11 de junho.

Imirante.com, com informações da MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O motivo da reunião foi a existência, na época, de 600 mil doses entregues aos 217 municípios do Estado que ainda não constavam no registro do Ministério da Saúde como aplicadas.
O motivo da reunião foi a existência, na época, de 600 mil doses entregues aos 217 municípios do Estado que ainda não constavam no registro do Ministério da Saúde como aplicadas. ( Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

SÃO LUÍS – O Ministério Público do Maranhão informou, nesta segunda-feira (7), que após emitir Recomendação para que os municípios maranhenses, com a imunização contra a Covid atrasada, regularizassem a cobertura vacinal até o dia 11 de junho, muitos aceleraram a vacinação, com a realização de mutirões, inclusive nos fins de semana.

No entanto, o MP-MA afirma que ainda é preciso melhorar a cobertura.

A Recomendação foi emitida no dia 28 de maio, em uma reunião realizada na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), que debateu a aceleração do plano de imunização nos municípios maranhenses e a alimentação correta dos dados no sistema do Ministério da Saúde.

O motivo da reunião foi a existência, na época, de 600 mil doses entregues aos 217 municípios do Estado que ainda não constavam no registro do Ministério da Saúde como aplicadas. Além disso, 37 cidades estavam com o índice de vacinação abaixo da meta.

Na audiência, foi emitida Recomendação conjunta para que os municípios com a imunização atrasada regularizassem a cobertura vacinal até 11 de junho. Do contrário, as instituições envolvidas deveriam tomar as medidas judiciais cabíveis.

Nova reunião

Nesta segunda (7), o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, se reuniu com o defensor público-geral do estado, Alberto Bastos, e com a promotora de justiça Glória Mafra (coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público do Maranhão) para tratar do acompanhamento da vacinação nos municípios maranhenses. O encontro foi realizado na Procuradoria Geral de Justiça.

Para melhorar a cobertura vacinal, a promotora de justiça Glória Mafra informou no encontro desta segunda, que vai se reunir nesta terça-feira (8), com técnicos da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (Cosems) para identificar a situação de cada município: as causas do atraso na vacinação.

“Também vamos apurar e tentar entender as diferenças dos dados do Localiza SUS e do portal da SES. A ideia é propor soluções principalmente para os municípios que estão com a vacinação abaixo da meta”, declarou Glória Mafra.

Na reunião, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, ressaltou que após a Recomendação do dia 28 de maio muitos municípios aceleraram a vacinação, mas ainda é preciso melhorar a cobertura.

“O que nós do Ministério Púbico e os colegas da Defensoria queremos é unicamente proteger a vida do maranhense. Se a cobertura vacinal não melhorar, vamos tomar uma medida judicial. Temos que garantir esta imunização”, completou o chefe do MP-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.