Nomeação

Dom Gilberto Pastana é nomeado novo arcebispo de São Luís

Santa Sé acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva por motivo de idade conforme prevê as regras canônicas da igreja católica.
Imirante.com, com informações da CNBB02/06/2021 às 07h54
Dom Gilberto Pastana é nomeado novo arcebispo de São LuísDom Gilberto Pastana irá suceder Dom José Belisário no governo da arquidiocese de São Luís. (Foto: Reprodução / Diocese de Crato )

SÃO LUÍS – O bispo Dom Gilberto Pastana foi nomeado pelo Papa Francisco, arcebispo metropolitano de São Luís, na manhã desta quarta-feira (2). A Santa Sé acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisáio da Silva por motivo de idade, conforme prevê as regras canônicas da igreja católica.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira foi escolhido pelo Papa Francisco, como sucessor de dom Belisário que até então era bispo de Crato no Estado do Ceará.

Paraense de Boim, Dom Gilberto Pastana nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (Ipar), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

Nomeado bispo de Imperatriz (MA) pelo Papa Bento XVI, em 3 de agosto de 2005, foi ordenado no dia 28 de outubro daquele ano, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA), cuja posse foi no dia 13 de novembro do mesmo ano.

Durante seu serviço em Imperatriz, dom Gilberto serviu ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como referencial para Liturgia, para as CEBs e os leigos, de 2005 a 2016. E entre 2010 e 2015, foi presidente do Regional.

Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato. Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho de 2016. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.