Decreto

Dino suspende eventos do governo de quinta a domingo e decreta ponto facultativo na sexta-feira

Anúncio foi feito por meio de rede social na noite dessa terça (1º).

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Flávio Dino edita decreto suspendendo eventos do governo.
Flávio Dino edita decreto suspendendo eventos do governo. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou na noite dessa terça-feira (1º), em rede social, que editou decreto em que suspende os eventos do governo do Estado entre quinta-feira e domingo.

Ele acrescentou que nesta sexta-feira (4) será ponto facultativo no serviço público do Estado, já que nesta quinta (3) é feriado de Corpus Christi.

Leia mais:

Saiba o que abre e fecha nesta quinta-feira (3), Dia de Corpus Christi

Na publicação, o governador acrescenta ainda que cada gestor municipal deve adotar regras de acordo com a realidade da cidade.

Ele frisou em outra postagem que ele falou sobre fiscalização para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

Transferência de pacientes

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) se reuniu, na semana passada, com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário maranhense com o objetivo de estabelecer novas ações para conter a disseminação do coronavírus no Maranhão, especificamente na Grande São Luís, e a urgência de abertura de novos leitos para pacientes com a Covid-19.

Durante a reunião, o chefe dos poderes assumiram o monitoramento de oferta de leitos tanto na rede pública, quanto na rede privada da Grande São Luís, que já tem taxa de ocupação de mais de 97%. "Não temos um colapso estadual. Mas se novos leitos não forem abertos na Grande São Luís em 24h (tanto na rede pública, quanto privada), paciente serão transferidos para outras cidades do Maranhão", explicou o governador.

Não há evidência de nenhuma transmissão local da cepa indiana no Maranhão", acrescentou Dino.

Medidas restritivas

Seguem em vigor no Maranhão, até dia 7 de junho, as medidas restritivas vigentes. Isso representa que comércio e indústria podem funcionar de 9h às 21h. Já bares e restaurantes, até às 23h. Supermercados das 6h à 0h.

Além dos supermercados, academias, salões, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar, todos com apenas 50% da capacidade total.

Pessoas já vacinadas poderão retornar ao trabalho, nos setores público e privado, exceto gestantes.

Coronavírus no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa terça (1º), que o Maranhão tem 8.160 mortes e 291.373 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados 20 óbitos e 1.074 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo 145 na Grande Ilha de São Luís, 24 em Imperatriz e 905 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,80%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.