Mais opções

Maranhão contará com voos de nova companhia aérea a partir de setembro

Com saída de São Luís e Imperatriz, voos da Itapemirim Linhas Aéreas ligarão o Maranhão ao Rio de Janeiro e Ceará.

Imirante.com, com informações da Setur

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Tradicionalmente conhecida pelas linhas de ônibus, a Itapemirim, agora, entra no mercado de linhas aéreas.
Tradicionalmente conhecida pelas linhas de ônibus, a Itapemirim, agora, entra no mercado de linhas aéreas. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A partir de setembro, São Luís e Imperatriz ganharão novos voos da recém-criada companhia aérea Itapemirim (ITA). A prospecção, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), possibilitou a inclusão de voos que vão ligar o Maranhão ao Rio de Janeiro (aeroporto do Galeão) e ao Ceará (Fortaleza).

Tradicionalmente conhecida pelas linhas de ônibus, a Itapemirim, agora, entra no mercado de linhas aéreas. De acordo o presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva de Jesus, o Maranhão é um estado estratégico para as operações da ITA e será um dos primeiros a receber nossos voos, a partir de setembro. "Atendemos prontamente a solicitação da Setur para criar ligações aéreas inéditas a partir de São Luís e de Imperatriz”, afirmou o presidente do Grupo Itapemirim.

A ampliação da malha aérea tem sido um pleito constante e importante para a economia do estado. “Em tempos de pandemia da Covid-19, a captação de uma nova empresa aérea para o Destino Maranhão se mostra de suma importância para a retomada estratégica do turismo no nosso Estado, já que essa é uma atividade geradora de emprego e renda, além do Maranhão ter muitos encantos ainda a serem conhecidos”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior.

Desde o final de fevereiro, a Setur realizou reuniões com a gerência comercial e de operações da Itapemirim, que resultaram na inclusão das duas cidades maranhenses (São Luís e Imperatriz) que não estavam incluídas na primeira etapa do planejamento de voos da empresa.

“Como a aviação ainda é o modal mais utilizado por visitantes de todo o país que buscam conhecer as belezas maranhenses, ter esse pleito atendido dará um novo ânimo e possibilidades aos turistas. Assim como a inserção do voo para a capital fluminense, uma vez que estávamos descobertos de voos diretos para o Rio de Janeiro”, pontuou o secretário adjunto da Setur, Hugo Paiva Veiga.

Veja as datas e os horários dos voos que já estão disponíveis para a venda no site www.voeita.com.br

Voos programados

São Luís – Galeão (Rio de Janeiro)
Início em 2 de setembro
Decolagem 2h35 – Pouso 5h50

São Luís – Fortaleza
Início em 1º de abril de 2022
Decolagem 3h50 – Pouso 4h50

São Luís – Imperatriz
Início em 2 de abril de 2022
Decolagem 1h20 – Pouso 2h10

Imperatriz – São Luís
Início em 1º de abril de 2022
Decolagem 2h10 – Pouso 3h

Imperatriz – Galeão (Rio de Janeiro)
Início em 2 de abril de 2022
Decolagem 3h – Pouso 5h50

Concessão de aeroportos de São Luís e Imperatriz

Em abril deste ano, os aeroportos de São Luís e Imperatriz foram concedidos à iniciativa privada, por meio de leilão. Quem levou a concessão dos terminais por 30 anos foi a Companhia de Participações e Concessões (CPC), do grupo brasileiro CCR.

Os terminais aéreos de São Luís e Imperatriz integram o bloco Central, composto também pelos aeroportos de Goiânia (GO), Teresina (PI), Palmas (TO) e Petrolina (PE), que também foram leiloados no dia 7 de abril de 2021, com investimentos previstos em R$ 1,8 bilhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.