Imunizantes

Maranhão recebe mais de 160 mil novas doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19

Doses serão destinadas à primeira dose de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, além de integrantes das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, trabalhadores de transporte aéreo e portuários.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Nova remessa é para dar continuidade na imunização dos maranhenses contra o novo coronavírus. (Foto: Reuters / Hannibal Hanschke)
Nova remessa é para dar continuidade na imunização dos maranhenses contra o novo coronavírus. (Foto: Reuters / Hannibal Hanschke)

SÃO LUÍS - Chegaram ao Maranhão, nessa quarta-feira (26), mais 169.500 doses da vacina AstraZeneca para reforçar a imunização contra a Covid-19 no Estado. As doses foram levadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição aos municípios maranhenses.

Leia também:

Pessoas de 57 a 55 anos vacinam de quinta-feira até domingo contra Covid-19, em São Luís

Veja quem pode ser vacinado contra a Covid-19 em São Luís nesta quinta-feira (27)​

Maranhão registra 36 mortes e 1.107 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

“As vacinas que chegaram serão destinadas à primeira dose de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, além de integrantes das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, trabalhadores de transporte aéreo e portuários. A vacina chega em momento oportuno, é uma proteção indispensável e que pode minimizar os impactos da doença”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

doses foram levadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). (Foto: Márcio Sampaio)
doses foram levadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). (Foto: Márcio Sampaio)

Novas doses

Nesta quinta-feira (27), o Maranhão recebe mais 17.550 mil doses da vacina Pfizer, que tem como público-alvo gestantes e puérperas residentes nos quatro municípios da Grande Ilha, além de Balsas e Imperatriz. Em razão disso, a distribuição das duas remessas está programada para iniciar até o fim de semana.

A logística elaborada pela SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas, e também tem o apoio da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. O transporte conta, ainda, com vans refrigeradas, que levam os imunizantes das regionais de saúde aos municípios.

Com a nova remessa desta quarta-feira, o Maranhão já recebeu 3.041.760 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.181.740 doses da CoronaVac, 1.800.350 da AstraZeneca e 59.670 da Pfizer.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado na noite dessa quarta-feira, o Maranhão tem 7.990 mortes e 286.945 casos confirmados da Covid-19. Segundo a SES, foram contabilizados 36 óbitos e 1.107 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 95 na Grande Ilha de São Luís, 31 em Imperatriz e 981 nos demais municípios. A taxa de letalidade da doença no Maranhão, por sua vez, está em 2,78%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.