Viagens por aplicativo

São Luís é a segunda cidade que mais esqueceu objetos em viagens de Uber

Na mesma pesquisa, feita em 2017, São Luís estava em primeiro lugar entre os municípios brasileiros que os usuários mais deixam itens.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
A capital maranhense é a única cidade do nordeste na lista.
A capital maranhense é a única cidade do nordeste na lista. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi divulgada, nesta terça-feira (18), a lista de cidades e objetos mais esquecidos pelos usuários durante as viagens pelo aplicativo. Esse é o quinto ano consecutivo em que a empresa divulga essa lista.

São Luís ocupa a segunda posição entre as "mais esquecidas" de 2020. A capital maranhense é a única cidade do nordeste na lista. Itajaí em Santa Catarina lidera o ranking, segundo o levantamento. No ano passado, os brasileiros que usam Uber esqueceram mais itens às sextas-feiras e aos domingos, tendo a maioria dos descuidos acontecido entre 21h e 23h.

Na mesma pesquisa, feita em 2017, São Luís estava em primeiro lugar entre os municípios brasileiros que os usuários mais deixam itens. Outra cidade do Maranhão que também já apareceu na relação é a de Imperatriz, que ocupava a oitava posição na lista de 2019.

Cidades Mais Esquecidas: 2020

Itajaí - Santa Catarina
São Luís - Maranhão
Brasília - Distrito Federal
Uberlândia - Minas Gerais
Goiânia - Goiás
Natal - Rio Grande do Norte
Cuiabá - Mato Grosso
Florianópolis - Santa Catarina
Salvador - Bahia
Santos - São Paulo

Desde o primeiro levantamento realizado no Brasil, os celulares e mochilas estão entre os itens mais esquecidos. Ao comparar com anos anteriores, as garrafas saíram da lista e deram lugar a comidas e refeições.

Itens Mais Esquecidos: 2020
• Celulares e/ou câmeras fotográficas
• Mochilas, bolsas, e/ou pastas de documentos
• Chaves
• Carteiras
• Óculos
• Roupas
• Fones de ouvido e/ou caixinhas de som
• Dinheiro
• Comidas

"É importante levar em consideração que todas as medidas possíveis são implementadas para ajudar a recuperar objetos esquecidos, embora recomendamos que os usuários fiquem atentos aos seus pertences e, antes de sair do carro, não se esqueçam de nada. Inovamos constantemente para proporcionar uma melhor experiência, e que qualquer objeto reportado como esquecido volte para casa", concluiu Silvia Penna, gerente de Operações da Uber no Brasil.

Como recuperar

Para encontrar um item esquecido em uma viagem, a melhor forma é entrar em contato diretamente com o motorista parceiro da Uber por telefone, usando o próprio app, assim que perceber que esqueceu o objeto. Se o usuário deixar seu próprio telefone em uma viagem com a Uber, pode acessar sua conta por um computador.

Importante frisar que, de forma a ressarcir o motorista por seu deslocamento para devolver um item, uma taxa de devolução é cobrada dos usuários pela devolução e é repassada integralmente ao motorista parceiro.

Veja o que fazer:

Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em Suas Viagens e selecione a opção que você deixou algo no carro

Toque em Itens perdidos

Toque em Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido

Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar

Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu Problemas com uma viagem específica e reembolsos clique em Itens Perdidos, depois em Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido e digite o número de telefone de um amigo

Seu telefone tocará e conectará você diretamente ao número do celular do motorista parceiro que te atendeu

Se o motorista atender e confirmar que seu item foi encontrado, combine um horário e local convenientes para ambos

Se o motorista não atender, deixe um recado na caixa postal descrevendo o item e informações de contato, para que o motorista possa contatá-lo facilmente

Caso o usuário não consiga contato ou não consiga combinar a devolução com o motorista em até 24 horas após a sua viagem, pode procurar com a Uber, que tentará entrar em contato com o motorista. Para isso, ele deve repetir os procedimentos acima até entrar no menu Itens Perdidos e depois clicar em Entrar em contato com a Uber sobre um item perdido .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.