Luto

Morre vítima de Covid-19 o artesão maranhense Joaquim Neto

Joaquim José da Silva Neto ficou conhecido pelo trabalho que fazia confeccionando miniaturas de aviões.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Artesão maranhense Joaquim José da Silva Neto, de 70 anos.
Artesão maranhense Joaquim José da Silva Neto, de 70 anos. ( Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Morreu nessa sexta-feira (14) o artesão maranhense Joaquim José da Silva Neto, de 70 anos, vítima do novo coronavírus (Covid-19). O artesão estava internado há 20 dias em um hospital particular de São Luís e ficou conhecido pelo trabalho que fazia confeccionando miniaturas de aviões.

Leia também:

Brasil registra 432,6 mil mortes e 15,5 milhões de casos de Covid-19

Maranhão registra 30 mortes e 971 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Joaquim José da Silva Neto nasceu na cidade de Magalhães de Almeida e há 21 anos trabalhava com a confecção de miniaturas de aviões. Ele fez mais de três mil modelos ao longo da vida.

O artesão maranhense fez 33 exposições ao longo da vida. A última delas ainda está em cartaz no saguão do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital. Joaquim Neto utilizava para a produção dos aeromodelos madeira e PVC, e com esse material ele construiu aviões comerciais, cargueiros, jatinhos executivos e até helicópteros.

O Grupo Mirante era uma de suas paixões e ele costumava homenagear em suas exposições com aviões personalizados. A TV Mirante tinha um modelo sempre presente nas exposições. Joaquim Neto também era ouvinte assíduo do programa “Na Hora do Rush”, da rádio Mirante FM que também ganhou um avião personalizado na última exposição.

Coronavirus no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa sexta-feira (14), que o Maranhão tem 7.674 mortes e 278.137 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados 30 óbitos e 971 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo 116 na Grande Ilha de São Luís, 11 em Imperatriz e 844 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,75%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.