Reorganização

HTO volta a realizar cirurgias ortopédicas em São Luís

A reorganização do sistema de saúde aconteceu no dia 6 de maio.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HTO, que antes eram dedicados exclusivamente para o tratamento da Covid-19, passam a atender outros pacientes.
Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HTO, que antes eram dedicados exclusivamente para o tratamento da Covid-19, passam a atender outros pacientes. (Foto: Julyana Galvão)

SÃO LUÍS – O Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), localizado na antiga Clínica Eldorado em São Luís, volta a realizar cirurgias ortopédicas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a inauguração de 60 leitos no Hospital de Campanha na capital, no dia 31 de março, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HTO, que antes eram dedicados exclusivamente para o tratamento da Covid-19, passam a atender outros pacientes.

A reorganização do sistema de saúde aconteceu no dia 6 de maio. Segundo o secretário da Saúde, Carlos Lula, a liberação dos leitos aconteceu pela “necessidade de reorganizar a rede estadual de saúde para atender as demandas provenientes voltadas para as outras patologias, obedecendo aos princípios de eficiência e economicidade, universalidade e integralidade garantido no SUS (Sistema Único de Saúde)”.

De acordo com o secretário, com a criação de novos leitos exclusivos para Covid-19, não fazia sentido o governo estadual manter reduzidas as cirurgias ortopédicas no HTO. Além disso, não há o risco de saturação dos leitos para coronavírus na Ilha de São Luís, pois a ocupação tem caído nas últimas semanas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.