Fenômeno

Chuva de meteoros poderá ser vista nesta quinta-feira (6) no Maranhão

Fenômeno acontece em consequência dos detritos deixados pelo cometa Halley, em sua passagem em maio de 1910.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
São Luís está em uma posição privilegiada para ver o fenômeno.
São Luís está em uma posição privilegiada para ver o fenômeno. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Moradores da capital maranhense poderão ver, nesta quinta-feira (6), uma histórica chuva de meteoros. O fenômeno também poderá ser visto em outros pontos do Maranhão.

De acordo com o pesquisador de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Oliveira, São Luís está em uma posição privilegiada para ver o fenômeno. Porém, segundo o estudioso, tudo vai depender das condições meteorológicas e da localização do expectador.

"Para observação da chuva de meteoros não se precisa de equipamentos especiais. São muito rápidos. Basta olhar para o céu noturno. Em especial nós que estamos na região do Equador geográfico. No entanto, o tempo está muito fechado", explica.

Segundo o pesquisador, o melhor horário para ver a chuva de meteoros será da meia-noite até o amanhecer desta sexta-feira (7). Para ver melhor o fenômeno, o local precisa estar escuro ou sem muita luz. Um lugar ideal seria uma praia, mas nos centros urbanos também é possível ver, se o tempo estiver bom e sem nuvens.

Fenômeno

As chuvas de meteoros advém da atração gravitacional da terra como resultado de detritos deixados por algum cometa ou corpo celeste. O fenômeno desta quinta-feira acontece em consequência dos detritos deixados pelo cometa Halley, em sua passagem em maio de 1910.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.