Agressão

Ex-juiz do RJ é preso em São Luís após agredir funcionário de hotel

Na semana passada, Jorge Jansen já havia sido detido após agredir dono de pousada e desacatar PMs em Santo Amaro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
No dia 29 de abril, Jorge Jansen foi detido após ofender o dono de uma pousada e desacatar policiais militares em Santo Amaro do Maranhão. (Foto: Reprodução)
No dia 29 de abril, Jorge Jansen foi detido após ofender o dono de uma pousada e desacatar policiais militares em Santo Amaro do Maranhão. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Foi preso na noite dessa terça-feira (4) o ex-juiz do Rio de Janeiro, Jorge Jansen Couñago Nouvelle, de 61 anos, após agredir funcionários de um hotel no bairro Ponta do Farol, em São Luís.

No dia 29 de abril, Jorge Jansen foi detido após ofender o dono de uma pousada e desacatar policiais militares em Santo Amaro do Maranhão, no Lençóis Maranhenses, interior do Estado.

Leia também:

VÍDEO: Ex-juiz do RJ é detido após ofender dono de pousada e desacatar PMs em Santo Amaro do Maranhão

O ex-juiz veio ao Maranhão fazer turismo e estava hospedado há 23 dias no hotel localizado em São Luís. Após voltar de Santo Amaro, onde foi detido por desacato e injúria, ele se hospedou novamente no hotel.

Segundo informações da Polícia Civil, Jorge Jansen já estava fazendo o check-out (procedimento para encerrar a estadia) quando teria exigido a gerente para que ela fosse à Santo Amaro buscar a arma com ele, que havia sido apreendida pela polícia.

Jorge Jansen Couñago Novelle estava hospedado há 23 dias neste hotel. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Jorge Jansen Couñago Novelle estava hospedado há 23 dias neste hotel. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Após a gerente do hotel se negar a ir o ex-juiz a insultou. Logo em seguinda, a gerente chamou o advogado do hotel para ir à recepção e tentar contornar a situação com Jorge Jansen. Ao chegar ao local, o ex-juiz agrediu o homem com um soco no rosto.

A Polícia Militar foi chamada e mesmo com a presença dos policiais, Jorge Jansen continuou agredindo os funcionários. O delegado Daniel Brandão informou que o ex-juiz ainda teria desacatado a guarnição da PM.

"Ele causou muito tumulto no saguão do hotel, ameaçou pessoas, ele descartou à guarnição da Polícia Militar, inclusive provocou injúria real, ele agrediu profissionais da hotel, a gerente de operações do hotel foi agredida por ele. Então ele tumultuou, importunou os hóspedes do hotel, o comportamento dele totalmente inadequado", disse o delegado Daniel Brandão.

Jorge Jansen não pagou a fiança de cinco salários mínimos e continuou preso. O delegado do caso decidiu, devido à reincidência de casos e o comportamento alterado do ex-juiz, encaminhar Jorge Jansen para o Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, no bairro Monte Castelo, para tentar identificar se ele sofre de transtornos mentais.

Ex-juiz foi internado no Hospital Nina Rodrigues.(Foto: Divulgação/TV Mirante)
Ex-juiz foi internado no Hospital Nina Rodrigues.(Foto: Divulgação/TV Mirante)

O delegado Daniel Brandão informou, também, que o ex-juiz Jorge Jansen continua preso no hospital, onde está à disposição da justiça.

"Nós entendemos pelo estado que ele se apresentava, a situação dele inspirava cuidados à um hospital psiquiátrico da cidade. Solicitamos o apoio do SAMU, dos Bombeiros que foram muito diligentes no atendimento nós prontamente apresentamos ele ao corpo médico do hospital. Ele está preso no local, segundo eu tive informações e está sobre a custódia da justiça", disse o delegado.

Ofensa e desacato em Santo Amaro

No dia 29 de abril o ex-juiz do Rio de Janeiro, Jorge Jansen Couñago Novelle, foi detido após ofender e agredir o dono de uma pousada e desacatar policiais militares no município de Santo Amaro do Maranhão, na região dos Lençóis Maranhenses.

As agressões de Jorge Jansen foram gravadas pelas câmeras de segurança da pousada, que mostram ainda duas pessoas tentando conter o ex-juiz. Expulso da pousada, Jorge retornou ao local com um pedaço de madeira nas mãos e fez ameaças aos funcionários. Em outras imagens, ele aparece com uma garrafa de bebida alcoólica e entrega uma arma após ser contido por policiais militares.

O delegado regional de Santo Amaro do Maranhão, Ricardo Carneiro, revelou que, após ser detido, Jorge Jansen insultou e desacatou policiais militares que o conduziram até a delegacia em Barreirinhas, além de tentar danificar o banco da viatura. Na delegacia, o ex-juiz foi agressivo com policiais civis e insultou a delegada Verônica Serra, que estava de plantão.

"Ele é uma pessoa que apresentou um desequilíbrio o tempo inteiro, tanto na noite em que foi feita a apresentação dele, quanto na manhã seguinte. Ele apresentou um nítido desequilíbrio", afirmou Ricardo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.