Saúde

Governo do Maranhão amplia a assistência nefrológica em mais de 1.000% no Estado

Em São Luís e região de Balsas, a capacidade de atendimento estadual passou de 100 para 1.728 pacientes.
Publipost / Governo do Maranhão27/04/2021 às 08h00
O Governo do Maranhão já ampliou a assistência nefrológica em 1.052%. (Foto: Divulgação / Governo do Maranhão)

SÃO LUÍS - Com investimentos do Governo do Maranhão, a assistência nefrológica já aumentou em 1.052% em todo o Estado – visando ampliar e descentralizar o atendimento. Os pacientes renais crônicos de São Luís, que antes dispunham de 25 máquinas de hemodiálise no Hospital Dr. Carlos Macieira, agora contam com 288 máquinas.

Em Balsas, o Centro de Hemodiálise (instalado ao lado do Hospital Regional Dr. Bernardino) também foi ampliado, com a instalação de 10 máquinas de diálise, o que dá capacidade para atender o total de 60 pacientes, sendo 30 por dia. Com isso, os pacientes renais crônicos de Balsas não precisam mais percorrer longas distâncias para fazer o tratamento.

Para suprir a demanda de Balsas, o novo espaço funciona em três turnos, de segunda a sábado, oferecendo suporte completo de médicos especializados em nefrologia e atendimento de equipe multiprofissional; estrutura completa com sala de triagem, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores e sala de coordenação de enfermagem.

Centro de hemodiálise de Balsas. (Foto: Divulgação / Governo do Maranhão)

Além de Balsas, o novo serviço beneficia moradores de municípios como Alto Parnaíba, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso. E o Governo do Maranhão também pactuou com o município de Floriano, no Piauí, para atender os mais de 90 pacientes que residem na Região de São João dos Patos.

São ações como essa que demonstram o interesse e empenho do Governo do Maranhão em oferecer sempre o melhor para a população. Ações que vêm transformado os serviços públicos de Saúde no Estado, com a ampliação do acesso e melhoria na qualidade do atendimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.