Covid-19

Bancários do Maranhão cobram inclusão da categoria na vacinação e organizam greve geral

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), categoria exerce atividade essencial e não parou de trabalhar presencialmente durante a pandemia.

Imirante.com, com informações do Sindicato dos Bancários do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Agência do Banco do Brasil, na avenida dos Holandeses, em São Luís.
Agência do Banco do Brasil, na avenida dos Holandeses, em São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Os bancários maranhenses começaram a discutir a deflagração de uma greve geral sanitária cobrando por urgência na inclusão da categoria como prioridade na vacinação contra a Covid-19.

Leia também:

Flexibilizado horário de funcionamento de bancos, lotéricas e supermercados no Maranhão

Bancários do Maranhão rejeitam propostas e podem entrar em greve

Bancos retomam atendimento nesta quarta-feira (17)​

O Sindicato dos Bancários do Estado do Maranhão (Seeb-MA) informou que desde janeiro deste ano tem solicitado a todas as esferas do poder público – municipal, estadual e federal – que os bancários sejam incluídos no grupo de vacinação prioritária contra a Covid-19. Segundo a entidade, a categoria exerce atividade essencial e não parou de trabalhar presencialmente durante a pandemia.

Além disso, segundo o sindicato, os profissionais têm atuado na linha de frente da crise, em agências fechadas, sem ventilação natural, com aglomerações e alto risco de contágio pelo coronavírus, a fim de pagar o auxílio emergencial e evitar o colapso econômico-social do país.

De acordo com dados divulgados pelo Seeb-MA, nos últimos meses, 14 bancários morreram no Maranhão vítimas da Covid-19. Um dos motivos pelo qual o sindicato cobra a prioridade da categoria na vacinação, é o fato das agências serem um dos locais mais perigosos para transmissão do vírus, segundo avaliação do médico especialista em doenças infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Crispim Cerutti.

O sindicato informou que caso nos próximos dias não haja uma resposta satisfatória e definitiva do poder público à respeito da inclusão da categoria como prioridade na vacinação contra a Covid-19, a greve geral sanitária será deflagrada pelos trabalhadores das agências bancárias.

“Desde o início, cobramos do Governo Federal um lockdown nacional e, sobretudo, a vacinação em massa e gratuita para todos os brasileiros. Diante da omissão do presidente e do aumento do número de casos e óbitos, recorremos ao governador e aos prefeitos do Maranhão para garantirem a vacina não só para os outros trabalhadores, mas também, para os bancários, devido às peculiaridades já citadas da categoria, a fim de salvar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde”, afirmou o presidente do Seeb-MA, Eloy Natan.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.