Imunização

Profissionais da Educação tomam vacina contra Covid-19 nesta semana

A Seduc divulgou o cronograma de vacinação em nove municípios do Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Profissionais de Educação devem ficar atentos ao calendário e critérios.
Profissionais de Educação devem ficar atentos ao calendário e critérios. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Nesta semana, o governo do Maranhão está estendendo a vacinação contra a Covid-19 aos profissionais da Educação, do ensino básico e superior, com 55 anos ou mais e que estejam em atividade.

Por meio de rede social, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou o cronograma de vacinação em nove municípios do Maranhão.

A imunização ocorrerá por etapas, estendendo-se gradativamente de acordo com as pautas de distribuição das doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Em São Luís e Imperatriz, o Estado vacinará somente professores das redes estadual e federal.

Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, as escolas já foram indicadas para servir com posto de vacinação. Com o apoio da Seduc, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vacinará todos os profissionais da educação de todas as redes nestas escolas que receberam indicação. Este ato não impede que as prefeituras coloquem outros pontos de vacinação para a rede municipal, possibilitando que os profissionais da educação possam utilizar outros espaços para a sua vacinação.

Nas demais cidades, o processo de vacinação de todas as redes será liderado pelas prefeituras, que determinarão os locais e a dinâmica para vacinar os profissionais da educação.

Leia também:

Prefeitura de São Luís divulga calendário de vacinação contra a Covid-19

Quem toma a vacina?

Profissionais da Educação (rede federal e estadual): professores, gestores, supervisores, merendeiras, zeladores, porteiros, técnicos na ativa de unidades cadastradas no MEC com lista enviada para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Documentos necessários:

RG, cartão de vacinação, contracheque ou declaração da direção (CNPJ) e cartão do SUS.

Datas e locais de vacinação por municípios:

- São Luís (segunda a sexta das 8h às 16h)

Locais: Drive-thru São Luís Shopping

Centro Integrado Rio Anil (Cintra)

Centro de Ensino de Tempo Integral João Francisco Lisboa

- Imperatriz (segunda a sexta das 8h às 16h)

Local: Drive-thu Imperial Shopping

- São José de Ribamar (terça, quinta e sexta das 8h às 16h)

Local: Liceu Ribamarense

- Paço do Lumiar (terça a sexta das 8h às 16h)

Local: Educa Mais Domingos Vieira

- Açailândia (terça a quinta das 8h às 16h)

Local: Centro de Ensino Isabel Cafeteira

- Bacabal (terça a sexta das 8h às 16h)

Local: Auditório da Semed

- Caxias (terça a sexta das 8h às 16h)

Local: Centro de Ensino Inácio Passarinho

- Codó (terça a sexta das 8h às 16h)

Local: Centro de Ensino Renê Bayma

- Timon (terça a sexta – das 8h às 17h)

Local: Centro de Ensino Padre Delfino

Em resolução assinada na última sexta-feira (16), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MA) aprovou a execução da campanha de vacinação contra Covid-19, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, para os trabalhadores da educação do ensino básico e superior, visando à respectiva celeridade da cobertura vacinal desse público-alvo.

A Resolução Nº 09/2021 considera o cenário epidemológico atual da Covid-19 no Estado do Maranhão e leva em conta que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas, e a execução regular de atividades coletivas constitui risco elevado de ocorrência de casos da doença entre os trabalhadores da educação, tanto do ensino básico como do ensino superior. Considera ainda que as escolas constituem serviço essencial, e a retomada das aulas presenciais é de grande relevância, onde os trabalhadores da educação devem ser incluídos no grupo prioritário para receber a vacinação.

Assista à reportagem da TV Mirante e saiba mais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.