Coronavírus

Hospital usa "prontuário afetivo" para pacientes internados com Covid-19 em São Luís

Dez pacientes estão recebendo tratamento humanizado no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO).

Imirante.com, com informações do G1 Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Em cada leito do "prontuário afetivo", são fixadas informações pessoais dos pacientes.
Em cada leito do "prontuário afetivo", são fixadas informações pessoais dos pacientes. (Divulgação / SES)

SÃO LUÍS - A equipe médica do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), em São Luís, criou um "prontuário afetivo" com o objetivo de ajudar na recuperação de pacientes que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em recuperação do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, dez pacientes internados na unidade estão recebendo o tratamento humanizado.

Em cada leito, são fixadas informações pessoais, como as músicas que os pacientes gostam de ouvir ou os times que torcem. O prontuário também é personalizado com canetas coloridas e desenhos afetuosos, em gesto que visa acolher os pacientes que lutam contra a Covid-19 e não tem contato com seus familiares há dias.

Em entrevista ao G1 Maranhão, a diretora administrativa do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), Luana Barata Rodrigues, falou sobre o projeto. "A iniciativa surgiu após eu ter assistido a entrevista da Dr. Isadora Joquis, médica da comissão humanizadora do Hospital Universitário de Brasília, que foi a idealizadora do prontuário afetivo. Eu levei a toda a equipe essa prática e resolvemos implementar na HTO, todos adoraram e o projeto foi iniciado nesta semana", afirmou.

Mesmo com pouco tempo de implementação do "prontuário afetivo", a equipe médica do HTO já percebeu uma melhora significativa no quadro clínico dos pacientes e na autoestima dos profissionais de saúde da unidade. A ideia é que o projeto se estenda a mais pacientes com Covid-19 em outras unidades de saúde do estado. "A ideia é que intervenções como essa, reduzam as implicações emocionais deixadas não só aos pacientes e familiares, mas também a equipe que se encontra bastante sobrecarregada", afirmou Luana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.