Imunização

Vacinação contra Covid-19 em São Luís: quem está sendo imunizado?

Estagiários da área da saúde deverão ser incluídos nos próximos calendários.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Idosos de 71 anos estão sendo convocados para vacinação.
Idosos de 71 anos estão sendo convocados para vacinação. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Desde que foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 em São Luís, 96.230 pessoas já foram imunizadas. A seguir, veja algumas perguntas e respostas sobre o andamento da vacinação em São Luís.

A Prefeitura de São Luís adiantou que os estagiários da área da saúde farão parte do público prioritário assim que chegarem mais doses da vacina.

De quem é a vez de tomar a vacina?

Estão sendo vacinados nesta sexta-feira (26) os idosos de 71 anos já cadastrados no Vacina São Luís, nascidos de janeiro a junho.

- 26 de março: Idosos de 71 anos

Manhã: nascidos em janeiro, fevereiro e março

Tarde: nascidos em abril, maio e junho

Quais documentos é preciso levar?

Idosos devem apresentar um documento oficial com foto.

Onde ocorre a vacinação em São Luís?

No Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, que fica aberto das 8h às 17h. E no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, onde funciona o sistema drive-thru, também das 8h às 17h.

E os pacientes acamados?

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que a vacinação dos acamados segue normalmente, desde o início da imunização contra a Covid-19, em janeiro deste ano. A imunização deste público obedece a critérios, como dia de inclusão dos dados pessoais dos acamados na plataforma Vacina São Luís e condições de saúde. Em relação aos acamados, a faixa etária também é um fator usado na montagem do cronograma diário de vacinação deste público.

E os demais públicos prioritários?

A prefeitura informou que recebeu do Ministério da Saúde (MS) nota técnica informando sobre a inclusão no grupo prioritário de profissionais de saúde da campanha de vacinação contra a Covid-19, os estagiários da área da saúde. Desta forma, o chamamento ocorrerá em data a ser divulgada, à medida que o município receba novas doses do governo federal, conforme calendário previsto pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Informações sobre data, local e documentação a ser apresentada pelos profissionais da saúde serão divulgadas nas redes oficiais da Prefeitura de São Luís.

Qual o atual calendário de vacinação?

- 26 de março: Idosos de 71 anos

Manhã: nascidos em janeiro, fevereiro e março

Tarde: nascidos em abril, maio e junho

- 27 de março: Idosos de 71 anos

Manhã: nascidos em julho, agosto e setembro

Tarde: nascidos em outubro, novembro e dezembro

- 29 de março: Idosos de 70 anos

Manhã: nascidos em janeiro, fevereiro e março

Tarde: nascidos em abril, maio e junho

- 30 de março: Idosos de 70 anos

Manhã: nascidos em julho, agosto e setembro

Tarde: nascidos em outubro, novembro e dezembro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.