Crime

Maranhão registra 405 ocorrências de injúria racial em 2020

A cada 10 pessoas assassinadas, sete são negras.

Imirante.com, com informação da Polícia Civil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
É crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
É crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - No domingo (21), comemora-se o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o crime de racismo ainda é uma prática comum nos dias atuais. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 10 pessoas assassinadas, sete são negras.

No Maranhão, em 2020, foram registrados 405 ocorrências de injúria racial; no ano de 2021, até meados do mês de março, foram recebidas 98 ocorrências pela Polícia Civil. Na Delegacia Especializada foram 15 registros em 2020 e oito registros em 2021, do crime de racismo, definido no Art. 20, caput, da Lei nº 7716/89, que define: “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Para combater essa prática criminosa, a Polícia Civil do Maranhão possui, na capital, uma delegacia especializada no atendimento a esse tipo de delito, a Delegacia de Combate aos Crimes Raciais, Agrários e de Intolerância, localizada na rua Rio Branco, 251, Centro de São Luís. Entretanto, todas as Delegacias de Polícia do Estado estão capacitadas a esse atendimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.