Covid-19

Maranhão recebe sexto lote de vacinas CoronaVac

Além dos profissionais de saúde, as novas doses também irão imunizar idosos de 75 a 84 anos.

Imirante.com, com informação da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Maranhão totaliza 514.840 doses recebidas desde o início da campanha.
Maranhão totaliza 514.840 doses recebidas desde o início da campanha. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O Maranhão recebeu, nessa quarta-feira (10), mais um lote de imunizantes contra a Covid-19, trata-se do sexto lote de vacinas CoronaVac com 66.800 novas doses. Com a chegada da nova remessa, o público-alvo da campanha de imunização será estendido, alcançando pessoas a partir de 75 anos de idade. Desta forma, além dos profissionais de saúde, as novas doses também irão imunizar idosos de 75 a 84 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que esteve na Rede de Frio Estadual acompanhando a chegada do novo lote, afirmou que as novas doses começam a ser distribuídas ainda essa semana e destacou uma mudança na distribuição definida por meio de pactuação com os municípios.

Leia mais:

Especialistas explicam consequências da falta de doses para novos grupos

Prefeitura de São Luís suspende vacinação da primeira dose até chegada de novas vacinas

Qual a eficácia das vacinas? Como são feitas? Posso me infectar ao tomar? Especialista tira dúvidas

“Neste momento iremos fazer uma distribuição diferenciada para os municípios que estão sendo mais atingidos pela Covid-19. Dessa forma, Imperatriz e São Luís receberão 5% a mais de doses, considerando a estratégia do governo federal em relação à Manaus, que recebeu uma quantidade maior de doses por conta da grande quantidade de casos da doença naquele momento”, afirmou.

A distribuição das vacinas continua seguindo os critérios estabelecidos por meio de decreto estadual, que estipula 60% de cobertura vacinal para o envio de novas doses de imunizantes.

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está auxiliando os municípios que estão apresentando dificuldades em realizar suas campanhas de vacinação.

“Nós estamos realizando diversas reuniões via web com os municípios e as Regionais de Saúde. Além disso, temos equipes de apoiadores institucionais, compostas por profissionais da Atenção Primária, Epidemiologia e Força Estadual de Saúde, que entram em contato diariamente com os municípios e as Regionais de Saúde, estimulando, orientando e tirando as dúvidas dos profissionais para garantir o andamento da campanha de vacinação”, afirmou a superintendente Tayara Pereira.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 514.840 doses recebidas desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, sendo 98 mil da AstraZeneca e 416.840 da CoronaVac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.