Alerta laranja

Inmet alerta para chuvas intensas no Maranhão

Segundo o Inmet, deste domingo (7) até o fim da manhã desta segunda (8), poderá haver chuva e ventos intensos no Estado.

Imirante.com, com informações do Inmet

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
A previsão do tempo para este domingo na capital maranhense é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
A previsão do tempo para este domingo na capital maranhense é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. (Foto: De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS - Neste domingo (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja para o Maranhão, informando que há perigo de chuvas intensas no Estado. O alerta é para todas as regiões maranhenses (Norte, Sul, Centro, Leste e Oeste).

Segundo o Inmet, deste domingo (7) até o fim da manhã desta segunda (8), poderá haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O instituto alerta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A previsão do tempo para este domingo na capital maranhense é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima será de 24° e máxima de 28°, a velocidade dos ventos será de 22 a 42 km/h e umidade de 95%.

Já na segunda, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas. A temperatura mínima será de 24° e máxima de 29°. A possibilidade de chuva será de 90% e velocidade dos ventos será de 18 a 36 km/h.

Segundo Hallan Cerqueira, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal causador de chuva e, neste período do ano, ela se concentra sobre o Maranhão.

"À medida que a zona de convergência cada vez se instala mais aqui nessa região, o mês agora de fevereiro tende a ficar mais chuvoso; março e abril mais ainda. Então é de fato o início do período chuvoso”, explicou Hallan. Ele acrescentou que esse é um "padrão normal" para esta época no Estado.

Veja ações recomendadas pelo Inmet

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Direção e atenção

Os motoristas devem ter cuidado redobrado no trânsito. Além da baixa visibilidade, a aquaplanagem ( que significa a falta de aderência do pneu com a pista) é um grande perigo pois ela faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do automóvel. A estabilidade de um veículo depende do contato entre os pneus e o solo, portanto, à medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui devido à penetração de ar entre a pista e o veículo.

Confira as dicas

  • Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.
  • Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.
  • Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.
  • Não fume para evitar o embaçamento do vidro.
  • Não use as poças d’água para ‘lavar’ seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
  • Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.