Imunizantes

Mais 62.400 doses da vacina CoronaVac chegam ao Maranhão

Esta nova remessa é destinada ainda aos trabalhadores da saúde e idosos.

Imirante.com, com informação do Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Novo lote da vacina CoronaVac chegaram ao Maranhão nesta madrugada.
Novo lote da vacina CoronaVac chegaram ao Maranhão nesta madrugada. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão recebeu na madrugada desta quarta-feira (3) mais 62.400 doses da vacina da CoronaVac. As vacinas são destinadas a imunização de 29.675 pessoas. O lote passa por conferência e separação na Rede de Frio Estadual.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 448.040 doses recebidas, sendo 98 mil da AstraZeneca e 350.040 da CoronaVac.

Leia mais:

Qual a eficácia das vacinas? Como são feitas? Posso me infectar ao tomar? Especialista tira dúvidas

Segundo a secretária-adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira, pode ser que sejam distribuídas ainda nesta quarta pela Grande São Luís e, em seguida, aos outros municípios do Estado.

Esta nova remessa é destinada aos trabalhadores da saúde e idosos com idade de 80 a 84 anos. “Se o município atingiu o público preconizado pelo Ministério da Saúde, ele pode ‘tá’ contemplando outro público”, explicou Waldeise Pereira.

Ela enfatizou que a vacinação não foi suspensa em nenhum município por falta de imunizantes. “Não tem nenhum município zerado. A gente tem monitorado isso diariamente. Todos estão com estoque ainda para executar”, frisou.

Assista à matéria da TV Mirante

Vacinação em São Luís

Estão sendo vacinados hoje, na capital, os idosos de 78 anos cadastrados no Vacina São Luís, os profissionais da Saúde com a segunda dose e pessoas acamadas. A prefeitura deve divulgar as novas datas do calendário de vacinação.

Quarta-feira – 3/3: idosos de 78 anos

Manhã: nascidos de janeiro a junho

Tarde: nascidos de julho a dezembro

Foi iniciada ontem a segunda dose da vacina contra a Covid-19 dos idosos com mais de 85 anos, identificados por meio da Busca Ativa do Cadastro Único (CadÚnico). No total, foram imunizados 29 idosos identificados pelas equipes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vinhais e São Francisco.

Até o momento, quatro territórios realizaram a Busca Ativa dos idosos que constam na base do CadÚnico nas regiões da Estiva, Maracanã, Vinhais e São Francisco. A meta é cumprir essa identificação nos 20 territórios onde estão localizados os Cras e disponibilizar a vacina para os idosos em situação de vulnerabilidade social e que não foram identificados no cadastro da plataforma #VacinaSãoLuís.

Desde que foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 em São Luís, 62.109 pessoas já foram imunizadas. No Maranhão, este total de doses aplicadas já chega a 201.941.

Quais documentos é preciso levar?

Carteira do respectivo conselho e RG ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG, no caso dos profissionais de saúde. E documento oficial com foto no caso dos idosos que já se cadastraram no Vacina São Luís.

Onde ocorre a vacinação em São Luís?

Os serviços para esse público estão sendo oferecidos no Centro Municipal de Vacinação (Multicenter Sebrae), que fica aberto de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. O profissional precisa levar o cartão de vacinação e seu documento de identificação para receber a segunda dose do imunizante.

Outra opção para os idosos é o drive-thru no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, também das 8h às 17h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.