Novo coronavírus

Juiz determina que hospitais de São Luís internem crianças com sintomas de Covid-19

Segundo o juiz José Américo Abreu Costa, a situação é preocupante e ressaltou que desde o início da pandemia nenhuma liminar referente à Covid-19 tinha sido pleiteada em favor de crianças.

Divulgação / CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Na última sexta-feira (6), a unidade judiciária recebeu, por meio da Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), três pedidos de liminar de pais que recorreram à Justiça para garantir a internação dos filhos.
Na última sexta-feira (6), a unidade judiciária recebeu, por meio da Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), três pedidos de liminar de pais que recorreram à Justiça para garantir a internação dos filhos. ( Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, José Américo Abreu Costa, determinou que os hospitais públicos ou alternativamente particulares providenciem a internação de crianças com sintomas do novo coronavírus (Covid-19).

Na última sexta-feira (6), a unidade judiciária recebeu, por meio da Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), três pedidos de liminar de pais que recorreram à Justiça para garantir a internação dos filhos com idade entre sete meses e um ano e seis meses, todos com suspeita de contaminação pelo vírus.

Leia também:

Maranhão registra 4.798 mortes e mais de 8 mil casos ativos do novo coronavírus

Período chuvoso facilita transmissão da Covid-19; paradas se tornam locais mais favoráveis

Bairro com mais infectados pela Covid-19 registra quase 100 novos casos em um mês

Infectologistas ouvidos pelo Imirante avaliam necessidade de lockdown no MA

O magistrado deferiu os pedidos no mesmo dia, assegurando a obediência aos protocolos médicos e hospitalares relativos à pandemia. José Américo Abreu Costa disse que a situação é preocupante e ressaltou que desde o início da pandemia nenhuma liminar referente à Covid-19 tinha sido pleiteada em favor de crianças, junto à 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís. Além dos três pedidos de internação por novo coronavírus, o juiz deferiu mais 12 relacionados a outros casos para internação hospitalar de crianças.

Ao negarem a internação aos pais das crianças com sintomas de coronavírus, as unidades de saúde alegaram não ter leitos neonatais disponíveis. O juiz deferiu os pedidos de liminar, determinando que fossem resguardados os direitos de pacientes já internados em iguais condições. Os pedidos foram protocolados pela DPE-MA tendo como requeridos o Estado do Maranhão e o Município de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.