Escola Integral Diante do Saber

Princípios cristãos como parte da vivência escolar das crianças

Valores de vida e cristãos são trabalhados diariamente com os estudantes na Escola Integral Diante do Saber, em São Luís.

Publipost / Escola Integral Diante do Saber

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Escola Diante do Saber possui um corpo docente capacitado. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Escola Diante do Saber possui um corpo docente capacitado. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – O ano letivo já iniciou, mas alguns pais ainda estão em busca da escola ideal para os filhos. Os principais fatores analisados pelos responsáveis são a proposta pedagógica da escola, a infraestrutura, qual o material didático adotado, preço e a localização da instituição de ensino.

Leia também:

Projeto premia estudantes com valores aprendidos ao longo do ano

Conheça a proposta da Escola Integral Diante do Saber​

Programa bilíngue prepara estudantes para os desafios do mundo globalizado

Em São Luís, a Escola Integral Diante do Saber, localizada no bairro Calhau, conta com uma proposta pedagógica inovadora e pautada em valores e princípios cristãos. Com um corpo docente capacitado e preparado a escola trabalha com turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1.

Projetos pedagógicos

Cédula Talento

Na Escola Integral Diante do Saber, como forma de colocar em prática as lições ensinadas em sala de aula sobre educação financeira, a cada sexta-feira os pequenos estudantes ganham cédulas de uma moeda fictícia chamada ‘Talento’.

Cada cédula representa um valor, como responsabilidade, amor, amizade, obediência e respeito. Ao longo do ano, os pequenos estudantes acumulam as cédulas, de acordo com aquilo que é aplicado em sala de aula, e guardam, para que no fim do ano, eles possam comprar o que quiserem, como brinquedos, livros e acessórios, em uma feirinha que é realizada nas dependências da escola. Tudo isso é feito com orientações do corpo pedagógico da Escola Integral Diante do Saber.

Cédula talento é distribuída todas as sextas-feiras. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Cédula talento é distribuída todas as sextas-feiras. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

A professora Aline Uchôa, que leciona no Infantil III, explica que é de grande importância trabalhar essa temática da educação financeira com as crianças desde muito novas, pois, segundo ela, é a partir desse momento da infância que é possível desenvolver nelas a consciência de que é preciso poupar e planejar. “Nós trabalhamos em cima de quatro pilares, que são diagnosticar, orçar, sonhar e poupar, tudo por meio desse planejamento. Então, desde pequenos eles estão desenvolvendo essa consciência para crescerem tendo esse conhecimento e essa atitude que é super saudável”, explica.

Acompanhamento psicológico

Durante o processo de aprendizagem, um acompanhamento individualizado faz toda a diferença. Por meio dessa individualização, aspectos particulares de cada criança - no caso da infância - podem ser melhorados, explorados e trabalhados de forma específica.

De acordo com a psicóloga Dayane Fernandes, a Escola Integral Diante do Saber além de trabalhar o acolhimento das crianças, também faz intervenções de habilidades socioemocionais com os pequenos. “As crianças têm que aprender a lidar com a tristeza, com a raiva, com a sua agressividade. Então, a escola tem um olhar diferenciado, pois ela permite que essa criança tenha resiliência em relação a seus problemas”, explica a psicóloga.

Ainda segundo a psicóloga, as intervenções com as crianças são feitas dentro de sala de aula, para que os estudantes possam ser habilitados, de maneira que essa criança não faça aquilo que ela não aprende. Dayane Fernandes explica que por meio de técnicas como essa é possível vivenciar as habilidades socioeducacionais de forma lúdica.

Programa Bilíngue

Visando proporcionar o estímulo da aprendizagem da língua inglesa, a Escola Integral Diante do Saber conta com um programa bilíngue em que, diariamente e de forma interdisciplinar, os estudantes têm acesso ao idioma, a fim de que essa segunda língua se torne algo habitual na rotina das crianças.

O programa bilíngue adotado na Escola Integral Diante do Saber é o Educate, que conta com uma proposta educacional abrangente e inovadora, tendo como missão formar pessoas capazes de construir conhecimento de forma autônoma e criativa, facilitando o processo de comunicação sem nenhum tipo de barreira.

Língua inglesa faz parte da rotina dos estudantes na Escola Integral Diante do Saber. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Língua inglesa faz parte da rotina dos estudantes na Escola Integral Diante do Saber. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

De acordo com a professora Kamila Paz, que leciona a disciplina de língua inglesa na Escola Integral Diante do Saber, o principal objetivo do ensino do inglês na escola é de que os estudantes estejam preparados para lidarem com as diversas situações que terão que enfrentar em um mundo cada vez mais globalizado. “A língua está em constante mudança, e essa língua não é só o aprendizado do falar, mas, também, do agir e do comportamento. Então, o programa visa que os estudantes estejam preparados para que eles possam vivenciar isso na vida acadêmica, na vida profissional e até no lazer”, explica.

Escola Integral Diante do Saber

A Escola Integral Diante do Saber está localizada na avenida Sambaquis, nº 55, no bairro do Calhau. Apresenta um espaço externo privilegiado com excelente ventilação e áreas com jardins, plantas e aquário, onde utilizamos diariamente o espaço como aproveitamento para as aulas dinâmicas ao ar livre, além de favorecer aos nossos alunos o contato com a natureza e desfrutar diariamente dos ambientes que favorecem uma aprendizagem mais significativa de vivência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.