Educação

Seguem abertas matrículas em 102 escolas da rede estadual de ensino no Maranhão

Primeiro grupo de escolas teve as matrículas abertas na segunda-feira (25) e encerrará nesta sexta-feira (29).

Divulgação / Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Cronograma das matrículas, por município, foi definido pela Seduc em acordo com as secretarias municipais.
Cronograma das matrículas, por município, foi definido pela Seduc em acordo com as secretarias municipais. (Foto: Antônio Martins)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com as matrículas abertas em escolas da rede pública estadual localizadas em 102 municípios maranhenses. O cronograma das matrículas, por município, foi definido pela Seduc em acordo com as secretarias municipais, conforme o término do calendário escolar em cada rede municipal de ensino. O primeiro grupo de escolas teve as matrículas abertas na segunda-feira (25) e encerrará nesta sexta-feira (29).

Leia também:

Matrículas para Ensino Fundamental na rede municipal iniciam em março em Imperatriz

Terminam nesta quarta-feira (13) matrículas em escolas estaduais de tempo integral

Prefeitura de Imperatriz estabelece período de matrículas da Educação Infantil​

Os responsáveis pelos estudantes, que concluíram ou concluirão o 9º ano do ensino fundamental e pretendem cursar a 1ª série do ensino médio regular em uma das escolas da rede estadual de ensino, em 2021, devem consultar o cronograma de matrículas disponível no portal: www.educacao.ma.gov.br

Considerando o término do ano letivo de 2020 e a demanda de matrículas de cada localidade, a fim de evitar a propagação do coronavírus, os municípios maranhenses foram divididos em 12 grupos, onde as matrículas ocorrem em períodos diferentes e de forma presencial (diretamente na escola) ou on-line (pelo sistema de pré-matrículas que será disponibilizado no site da Seduc).

Cronograma

A partir da próxima segunda-feira (1°) até dia 5 (sexta-feira), serão realizadas as matrículas em escolas da rede estadual de 79 municípios e os responsáveis poderão optar por efetivá-las pelos sistemas online ou presencial. Já no período de 15 a 19/02, ocorrerá a matrícula em seis municípios que fazem parte do 3º grupo, e também pode ser feita de forma presencial ou online. Para o 4º grupo, a matrícula será realizada no período de 22 a 26/02, de forma online ou presencial, para escolas de outros 3 municípios maranhenses.

Em 28 municípios, as matrículas serão a partir de março, em 8 grupos de municípios que concluirão o ano letivo de 2020 em março e abril, ou que ainda não possuem data para encerramento. No caso das escolas da rede localizadas em São Luís ainda não foi definido o período de matrículas, tendo em vista que a rede municipal não encerrou o ano letivo de 2020.

Documentos necessários

No ato de confirmação da pré-matrícula o estudante precisa apresentar os seguintes documentos: Histórico Escolar ou Declaração de escolaridade, emitida no prazo máximo de 30 dias pela última Unidade de Ensino em que estudou; RG e CPF do estudante e do responsável legal, no caso de estudante menor de 18 anos; comprovante de residência, obrigatoriamente da conta de energia elétrica do local onde reside o estudante, atualizado ou de máximo de três meses. Quando o comprovante não estiver em nome do responsável legal pelo estudante, apresentar, conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/ pai/ responsável; documento que comprove o Número de Identificação Social (NIS) do responsável legal do estudante, mediante apresentação do extrato de FGTS, Cartão Cidadão, Carteira de Trabalho (CTPS) ou comprovante emitido pelo Portal Consulta Cidadão; laudo comprobatório de deficiências declaradas, se for o caso; autorização do responsável legal (exclusivo para os estudantes menores de 18 anos que optarem por vaga no Ensino Médio Regular ou EJA no turno noturno), exceto nas localidades onde a oferta ocorrer exclusivamente no noturno.

Rematrícula

A rematrícula para os estudantes das 2ª e 3ª séries dos Centros de Ensino Médio da rede estadual em tempo parcial será automática. Mas os pais e responsáveis devem procurar a escola para fazer a confirmação, para que haja a inclusão dos dados do estudante no Sistema de Gestão das Escolas Públicas (Siaep).

As escolas que concluíram o ano letivo de 2020 até 31 de dezembro, a rematrícula será até o dia 29 de janeiro. Para as escolas que encerrarem as aulas até 31 de janeiro, o prazo se encerra no dia 5 de fevereiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.